O 1.º Curso de Guias de Tribo e Arrais de Companha teve lugar em Seixo de Mira e foi dirigido a todos os Guias e Sub-guias/Arrais e 2º Arrais da ZAP Beira-mar.
O principal objetivo da atividade era a formação destes caminheiros e companheiros de forma a melhorar as suas capacidades como líderes e prepará-los para todas as adversidades que podem advir na sua vivência em tribo/companha. Aos caminheiros e companheiros foi proposto que preparassem uma atividade de 90 minutos – “XC” -, simbolizando cada minuto um ano volvido, celebrando também desta forma os 90 anos do CNE.
Carregando as palavras “Escolha” e “Decisão” os elementos partiram rumo à Praia de Mira para estabelecer equipas e delinear a atividade. Depois do “Diálogo” e da “Escolha” das melhores propostas para a atividade, os caminheiros passaram para o “Enriquecimento” e para a “Organização”.
Os primeiros 10 anos da viagem puseram os participantes à prova, numa tentativa de alcançar os galhos mais altos de uma árvore; os 20 anos serviram para aprender que quando nos expressamos nos olhos do outro percebemos a sua reação e conseguimos uma maior proximidade; os anos 30 foram anos de escolhas e representações para logo passar, nos anos 40, a anos onde se mostrou fundamental conhecer o outro; nos anos 50 a inteligência de cada um foi posta à prova enquanto os anos 60 foram anos de fé; os anos 70 e 80 foram de trabalho em equipa e união. Os 90 anos marcavam o final da atividade, foram tempo para rever o caminho feito, os obstáculos contornados, a presença do outro e de Jesus Cristo que acompanha e guia, com a certeza de que, ao olhar para trás, o mundo está “um pouco melhor do que o encontrámos”.
Texto de: Rita Penela. Fotografia de: Agrupamento 235.