108 anos desde a primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos

Hoje, 13 de maio, assinala-se o aniversário da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima aos três pastorinhos na Cova da Iria, em 1917.

Lúcia de 10 anos e seus primos Jacinta, de 7, e Francisco, de 9, descreveram ter visto uma «Senhora mais brilhante que o Sol» enquanto guardavam ovelhas neste local, agora transformado no Santuário de Fátima, que hoje recebe milhares de peregrinos.

Ao longo de seis meses (com exceção de agosto, quando as crianças foram detidas pelas autoridades, que as interrogaram e ameaçaram de violência se não negassem as aparições), a Virgem Maria apareceu aos pastorinhos no dia 13 de cada mês, transmitindo mensagens de paz e conversão. O ponto culminante ocorreu em 13 de outubro com o conhecido “Milagre do Sol”. Nossa Senhora havia prometido a Lúcia um milagre que fizesse todos acreditarem nas aparições. Nesse dia, uma multidão de testemunhas na Cova da Iria, incluindo crentes e céticos, relatou ver o Sol girar, dançar e emitir cores vibrantes no céu, antes de “mergulhar” em direção à terra.

O CNE mantém uma relação especial com este local sagrado. Para além das visitas regulares, a nossa associação organiza a Operação Fátima, através do Departamento Nacional de Proteção Civil, onde escuteiros com mais de 15 anos apoiam as autoridades durante as grandes peregrinações.

Desde 2020, o projeto “Acolhedores” tem levado voluntários do CNE ao Santuário entre maio e outubro, inicialmente para garantir o cumprimento das normas sanitárias durante a pandemia, e agora como serviço permanente de apoio aos peregrinos nos fins de semana.

Também através da Assistência Nacional e sua Equipa de Apoio ao Santuário, o CNE estará a apoiar a Associação dos Servitas de Nossa Senhora de Fátima com um reforço de voluntários nas Peregrinações Aniversárias e Peregrinação das Crianças. Podes descobrir como te inscreveres no contingente de voluntários aqui.

Além das atividades de serviço, surgiu ainda em 2021 a iniciativa “Escutar Fátima”, que propõe uma experiência espiritual através da redescoberta da mensagem mariana.

Texto: Catarina Valada.

Foto: Rui Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade