Sob o lema “40 Anos de Escutismo no Algueirão”, viveram-se momentos inesquecíveis que honraram o passado e renovaram o compromisso que o agrupamento tem para com o futuro.
As comemorações iniciaram-se na sexta-feira, dia 28 de fevereiro, data oficial do aniversário, com a tradicional Vigília de Oração/Velada de Armas. Neste momento especial, os escuteiros prestes a fazer ou renovar a sua promessa partilharam as novas emoções e experiências vividas desde que se juntaram às suas respetivas secções, criando um ambiente de reflexão e expectativa.
Já no sábado, 1 de março, o agrupamento viveu um dia repleto de atividades e momentos memoráveis. Começou com o solene hastear da bandeira na formatura, onde estiveram várias entidades que têm vindo a apoiar e a trabalhar em conjunto com o 752 ao longo dos anos: representantes da Fraternidade de Nuno Álvares, bem como os excelentíssimos senhores Bruno Parreira (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra); Valter Januário (Presidente da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins) e Ricardo Nascimento (Vogal da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins). Durante a tarde, escuteiros e antigos membros, juntamente com familiares e amigos, puderam participar em vários jogos e visitar uma exposição que retratava as memórias dos 40 anos de história no Algueirão.
O ponto alto das celebrações foi a Eucaristia de Promessas, presidida pelo Sr. Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, acompanhado pelos assistentes regional e de agrupamento. Este momento solene viu a realização das promessas de alguns Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros, bem como a investidura de quatro novos Dirigentes: David, João, Rui e Sara. Nesta grande festa, estiveram ainda presentes o Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria; o Chefe Regional de Lisboa, Carlos Pacheco; e a Chefe do Núcleo Serra da Lua, Filipa Macedo, acompanhada pelo Secretário para os Recursos Adultos, Tiago Nunes.
Para encerrar este dia especial, decorreu um jantar festivo que contou com mais de 300 pessoas na Escola Básica 2/3 Visconde de Juromenha. O ambiente era de pura alegria e confraternização, culminando com um musical que contou com atuações de todas as secções, demonstrando o talento e o espírito criativo dos escuteiros do Algueirão.
Esta celebração não foi apenas uma comemoração do passado, mas também um momento para se renovar o compromisso com os valores escutistas, olhando sempre com entusiasmo para o futuro. Que os próximos 40 anos de escutismo no Algueirão sejam tão ricos em experiências e crescimento como os que celebramos agora!
O Agr. 752 Algueirão agradece a todos que fizeram parte desta jornada de 40 anos e convida todos a continuarem a escrever esta bonita história de serviço, amizade e aventura! Um agradecimento especial a todas as entidades presentes, aos negócios e pastelarias locais que generosamente apoiaram esta celebração e a todos aqueles que contribuíram para o sucesso deste fim de semana tão significativo. Que venham muitos mais!