1º Encontro do Projeto Cuidar

“Por uma cultura de proteção e bom-trato de crianças e jovens” foi o tema do 1º encontro Cuidar, que juntou o CNE e várias organizações experientes no tema.

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) esteve presente no 1º encontro do projeto Cuidar, realizado no dia 29 de junho, na Biblioteca Universitária João Paulo II, da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa, subordinado ao tema “Por uma cultura de proteção e bom-trato de crianças e jovens”. O Cuidar é um projeto de investigação e extensão universitária promovida pelo Centro de Estudos da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (CEPCEP), que tem como objetivo apoiar as organizações que trabalham com crianças e jovens no desenvolvimento de uma cultura de bom trato, usando abordagens centradas na criança e no seu bem cuidar. Uma das organizações que integra o projeto é o CNE, através do Pe. Luís Marinho, Assistente Nacional.

Esta temática é de extrema importância para a associação, já que durante o dia foram tratados vários temas que percorreram a metodologia H3 da Porticus, que aborda três áreas distintas: Head (Cabeça), através de teorias e estruturas conceptuais; Heart (Coração), por meio da sensibilização e das diferentes perspetivas conceptuais; Hands (Mãos), focado no aspeto prático de implementação e partilha de experiências de várias entidades. Este encontro foi uma oportunidade de aprofundar, simultaneamente, conhecimentos e contatos com organizações que também têm como foco esta temática de grande relevância e pertinência no nosso movimento.

Texto e fotografia: Susana Assunção

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Suiça vai receber o Roverway em 2028

As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.

Eleito novo Comité Europeu

Hoje foi eleito o novo Comité Europeu da Organização Mundial do Movimento Escutista durante a 25ª Conferência Europeia Escutista que está a decorrer em Viena, Áustria de 19 a 23 de julho.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade