200 escuteiros preparam o Moot em Ovar

A equipa de planeamento está a trabalhar a todo o gás na preparação da atividade internacional que a FEP – Federação Escutista de Portugal organiza este ano.

Entre os dias 18 e 19 de janeiro, Ovar recebeu cerca de 200 escuteiros que preparam o World Scout Moot. A menos de sete meses da atividade o encontro da “Planning team” (equipa de planeamento) permitiu que os vários departamentos se sentassem à mesa frente a frente e trabalhassem todos os detalhes. Para além dos encontros de equipas e das reuniões online, estes encontros presenciais trimestrais, têm como objetivo fazer com haja mais espírito de unidade e equipa, que os departamentos conversem mais facilmente entre eles, bem como todos saibam em que ponto de situação se encontra a atividade.

Para a diretora do Moot, Inês Graça este encontro «reforça os laços entre todos, motiva os escuteiros e é uma ótima maneira de por as equipas a tratarem da atividade».

Estiveram presentes também elementos da OMME – Organização Mundial do Movimento Escutista, que acompanham e monopolizam os trabalhos das várias equipas. Para David Berg, secretário general interino «é ótimo ver todo o trabalho que estas equipas têm desenvolvido, é bom ver pessoas empenhadas a preparar esta atividade, que vai trazer muitos jovens com altas expectativas às quais temos que corresponder, não descuidado a segurança e bem-estar de todos, bem como proporcionar uma aprendizagem aos mesmo».

Outro momento importante neste encontro foi o “table top”, onde os responsáveis de risco de cada departamento viram-se confrontados com várias situações e tinham que arranjar ferramentas para solucionar as mesmas, sempre com o pensamento da segurança e bem-estar de todos os participantes do Moot. Um dos desafios propostos às equipas foi de como lidar em caso de fuga de gás geral em campo e tinham que para além de solucionar o problema, comunicá-lo e preparar para outras situações mais graves.

Os participantes deste encontro para além de reuniões, foram desafiados a jogar um “escape game”, onde tinham que desarmar uma bomba e salvar o Moot na Gorila Bomb. Um momento bastante descontraído que colocou à prova a perspicácia e a entreajuda de todos.

Duas das equipas com mais elementos são as dos “Paths” (rotas) e a de “Main Camp” (campo) que contam com a maioria dos voluntários da planning team. 

«Este encontro permitiu que todos os elementos percebessem que problemas que vamos tendo na gestão dos paths, são comuns a todas as equipas e pessoas, bem como permitem que nos momentos de convívio se crie um maior espirito de equipa», diz João Silva responsável da equipa de Paths, que está a preparar 150 rotas diferentes.

A planning team não conta apenas elementos do CNE e AEP, mas sim escuteiros de outros países que trazem para o Moot a sua experiência, trabalho e visão. Quando se organiza um evento mundial, há que pensar nas diferentes culturas, crenças

Participam nas várias equipas escuteiros do Luxemburgo, Reino Unido, Egito, bem como 100 do CNE e 20 da AEP.

Ovar é o local de encontro desta equipa, pois ajuda a que haja deslocações a campo, se comunique diretamente com as instituições locais, bem como permite verificar a progressão das obras em campo. Neste momento, com o apoio da Câmara Municipal de Ovar, já estão em marcha obras de limpeza do campo bem como obras de acessos.

Esta equipa volta a juntar-se presencialmente em abril para que possa continuar os trabalhos e fazer novo ponto de situação geral.

O World Scout Moot é um encontro internacional que se realiza de 4 em 4 anos, destinado a escuteiros entre os 18 e 25 anos (caminheiros e dirigentes) e tem como objetivos aumentar a participação dos jovens com as comunidades locais, promover a paz, o entendimento, a cooperação internacional e a amizade, bem como pretende que haja uma partilha entre todos de trabalho de equipa, de conhecimentos e que os participantes possam desenvolver-se como pessoas e melhorar as suas competências sociais e soft skills.

Este ano vai acontecer em Portugal entre os dias 25 de julho a 3 de agosto, onde são esperados 10 mil escuteiros de todo o mundo.

Sabe mais sobre este evento mundial nas notícias anteriores, neste link.

Texto: Sandro Bernardo

Fotografias: Joana Moreira (MOOT), Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.