300 Caminheiros portugueses a Norte do Comum no Roverway 2024

Durante 12 dias, 300 Caminheiros juntaram-se a Rovers de toda a Europa e invadiram terras norueguesas sob o mote “A Norte do Comum”. Desde subidas a picos montanhosos, a canoagem por lagos cristalinos, a Noruega provou ser um excelente palco para se fazer escutismo. 

A 7ª edição do Roverway, que decorreu na Noruega entre 22 de julho e 1 de agosto, terminou na passada quinta-feira. Como é formato habitual do Roverway, os primeiros 5 dias foram passados nas chamadas rotas, pequenos grupos internacionais espalhados por todo o país (e alguns até na Dinamarca e na Suécia). Cada rota tinha uma programação específica, algumas com cariz mais físico, outras mais sociais e culturais. É nesta fase que a partilha de experiências e formas de viver o escutismo flui de forma mais natural, havendo muito espaço para a partilha de gritos, dinâmicas e gastronomias.

Após esta primeira aventura, os mais de 5000 participantes juntaram-se num campo central em Stavanger, mesmo à beirinha do fiorde, onde o pôr do sol era um espetáculo a saborear diariamente. Se por um lado as rotas estimulam o tal contacto direto com escuteiros de outras nacionalidades, o campo central dá-nos essencialmente o arrepio de nos perdermos no meio de um mar de lenços e sentirmos que pertencemos efetivamente a um movimento tão maior do que nós.

Ainda assim, uma atividade internacional não vem sem os seus desafios e, na tentativa de criar um acampamento que satisfaça e respeite participantes de origens e contextos tão diferentes, os participantes deparam-se com um equilíbrio delicado que pode não corresponder às vivências escutistas que procuramos fomentar na nossa associação. Acima de tudo, estes acampamentos expandem os nossos limites, ensinam-nos tolerância e respeito por outras formas de estar e, muitas vezes, ensinam-nos a valorizar e promover mais ainda a essência do escutismo que fazemos na nossa casa.

Texto: CMT do Roverway 2024.

Fotos: Participantes portugueses do Roverway 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.