
Realizou-se nos dias 1 e 2 de fevereiro a segunda sessão da 7ª edição da atividade “4X4: Uma Fé todo o Terreno”, em Fátima. Uma atividade com vários momentos dedicados a um itinerário formativo sobre a fé cristã no escutismo.
A segunda sessão da 7ª edição da atividade “4X4: Uma Fé todo o Terreno” realizou-se nos dias 1 e 2 de fevereiro, no Centro Nacional Escutista de Fátima. Esta atividade é fruto da parceria do Corpo Nacional de Escutas com a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e destina-se a Caminheiros, Candidatos a Dirigentes.
O programa desenvolve-se em torno das quatro partes principais do YouCat: a Profissão de Fé, que explora os fundamentos do Credo e os mistérios centrais da Trindade e da redenção; a Celebração dos Mistérios Cristãos, dedicada ao estudo dos sacramentos e seu papel na espiritualidade; a Vida em Cristo, que aborda os Dez Mandamentos como guia para a ética e a moralidade; e a Oração Cristã, destacando a relevância da oração na prática diária da fé.
Depois da primeira sessão, realizada a 23 e 24 de novembro, esta segunda sessão permitiu durante o fim de semana a vivência de vários momentos de reflexão aos participantes, em grupo, em pequenos grupos e também de reflexão individual, nos quais foram promovidos momentos de silêncio e de oração. No sábado à noite, participaram na oração do terço na Capelinha das Aparições, em Fátima. O domingo foi reservado para a Eucaristia e para um exercício de síntese de todo o percurso desenvolvido ao longo dos dois fins de semana desta 7ª edição da atividade 4×4: Uma Fé todo o Terreno. Segundo Juan Ambrosio, um dos organizadores, a atividade permitiu viver «momentos intensos em que juntos tentámos perceber melhor quais as consequências da fé na vida e na concretização da missão do escutismo».
Texto: Cláudia Xavier
Fotografias: Gonçalo Pinto

Preparar o KISC JOTA-JOTI na segunda edição da Digital Work Party
Após o sucesso da edição passada, o Centro Escutista de Kandersteg organizou mais uma edição da Digital Work Party, de 24 a 30 de março, com presença portuguesa!

JOTA-JOTI do Kandersteg International Scout Centre está de regresso
O KISC (Kandersteg International Scout Centre) anuncia o regresso do JOTA-JOTI, uma experiência que permitirá aos escuteiros de todo o mundo viver o espírito deste centro escutista suíço sem saírem de casa. Já te podes inscrever!

Caminheiras do CNE no AGORA 2025
Nos dias 9 a 13 de Abril, o CNE marcou presença no AGORA 2025 na cidade de Tirana, na Albânia.

Envia uma mensagem de esperança em homenagem ao Papa Francisco
A Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE) convida todos a partilharem mensagens de esperança, paz ou oração em memória do Papa Francisco, que faleceu na passada segunda-feira.