5 maneiras de entreter miúdos e graúdos na Consoada

Há melhor maneira de passar a Noite de Natal sem ser a criar memórias que envolvam toda a família? Aqui damos-te cinco sugestões de dinâmicas simples para tornar a Consoada ainda mais especial!

1. Todos na cozinha!

É comum calhar sempre aos mesmos a tarefa da confeção da Ceia… E que tal deixar os mais novos colocar também a mão na massa? Fazer bolachas de Natal ou outros doces simples não requer grandes capacidades culinárias ou muitos ingredientes. Além disso, participar na preparação de alimentos e refeições não só propicia um momento especial entre familiares como também contribui para o desenvolvimento de certas capacidades nos mais novos como a motricidade fina, o vocabulário culinário e o cálculo mental.

2. Decorações para a Mesa Personalizadas

Antes do jantar, desafia todos a criarem pequenas decorações personalizadas para a mesa. Utilizem materiais simples como papel, fita, e canetas de feltro. Cada um pode decorar o seu lugar, criar figuras do Presépio ou fazer cartões com mensagens de Natal!

3. Jogo de Pistas

Com a espera e a antecipação pela meia-noite, os mais pequenos começam a ficar inquietos. Para distrair os bichos carpinteiros, prepara um jogo de pistas temático! Esconde pequenos objetos ou doces pela casa e espalha algumas pistas. Podes deixar pistas mais simples para os mais novos e entregar enigmas complexos aos mais crescidos. É uma forma divertida de envolver crianças e adultos enquanto se aguarda pela meia-noite.

4. Charadas e adivinhas

Divide a família em equipas e propõe jogos como o “Quem sou eu?” – cada um tira ao acaso um nome de um personagem natalício e, sem o ver, cola na testa, tendo de fazer perguntas aos outros sobre o seu personagem até adivinhar quem é. Outra ideia é usar filmes ou canções de Natal para jogos de mímica. O riso é garantido!

5. Sessão Fotográfica Natalícia

Imortaliza as memórias deste Natal e organiza uma mini sessão fotográfica para toda a família! Junta acessórios como gorros de Pai Natal, fitas natalícias ou molduras gigantes personalizadas e começa a fotografar. No final, podes imprimir as fotos e oferecer como lembrança aos teus familiares.

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.