No dia 28 de fevereiro, assinalámos o cinquentenário com uma sessão solene e espera-nos um ano cheio de projetos e iniciativas que vão acrescentar ainda mais histórias às muitas que já temos para contar.
As palavras do hino deste aniversário dizem tudo por nós: “De 50 em 50, a crescer, a multiplicar gestos que contem, a ser coragem de acreditar.” De um grupo de 10 escuteiros, passámos a 150 e chegámos a ser 200, na década de 90. Ao longo de 50 anos, o 309 contribuiu para a formação de mais de cinco centenas de crianças e jovens, sempre à maneira de B-P.
A sessão solene, em Ceira, que deu início às comemorações e contou com a presença do Bispo de Coimbra, D. Virgílio do Nascimento Antunes, do Chefe Nacional, Norberto Correia, do Chefe Regional, Manuel Pedrosa, do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado e do ex-Chefe Nacional Luís Lindington, entre outros representantes de entidades da região e da freguesia.
Marcaram também presença escuteiros fundadores do 309, num momento que serviu para recordar a fundação e os dias vividos de lenço ao peito, mas também para celebrar, com os atuais escuteiros, aquilo que o agrupamento ainda é e vive hoje. Na sessão, foram ainda apresentados a insígnia comemorativa dos 50 anos e o hino do cinquentenário.
Ao dia 28, seguem-se meses de muitas atividades dirigidas aos antigos e aos atuais escuteiros, à nossa comunidade e a todos aqueles que nos ajudaram a crescer:
Encerramos o ano com um Acampamento de Agrupamento, onde esperamos celebrar também a alegria de caminhar para mais 50 anos de muito escutismo transformado em história.
Texto de: Pedro Balhau e Lisa Ferreira Fotografia de: Zé Figueiredo e Ana Mesquita.