
Jubileu da Juventude com atividade escutista
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Mais de 500 escuteiros do Núcleo Mondego Sul reuniram-se em Ansião, nos dias 12 e 13 de abril, para o ACANUC 2025, o grande acampamento do Núcleo, que decorreu sob o lema “O Despertar dos Povos Perdidos”.
Apesar das previsões de chuva, o espírito escutista prevaleceu, com lobitos, escuteiros e dirigentes a protagonizarem um fim de semana repleto de aventura, fraternidade e ligação com a natureza. As quatro secções encarnaram simbolicamente diferentes “povos” que, através de jogos e desafios no centro de Ansião e na envolvência natural, procuraram concretizar uma missão comum: unir os povos e proteger a Casa Comum.
A atividade contou com o apoio imprescindível do Município de Ansião, que proporcionou todas as condições logísticas e infraestruturais para a concretização do acampamento, assegurando ainda o contacto com entidades e parceiros locais que tornaram possível o desenvolvimento das diversas atividades. A colaboração próxima entre autarquia e o Núcleo Mondego Sul foi determinante para o sucesso do ACANUC.
O acampamento culminou com um momento aberto à comunidade local, composto pela Benção e Eucaristia de Ramos, presidida pelo Assistente Regional do CNE Coimbra, Pe. João Fernando, e pela cerimónia de encerramento que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ansião, Dr. António José Domingues, e do Chefe Regional do CNE de Coimbra, Nuno Canilho.
Este ACANUC 2025 reafirmou o dinamismo e a vitalidade do Escutismo na região, mostrando que os escuteiros continuam a trilhar o seu caminho “Sempre Alerta”, com alegria, serviço e espírito de missão.
Texto e fotos: Núcleo Mondego Sul.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference