No dia 19 de outubro, os escuteiros de Santa Comba Dão entregaram 9 mil árvores a 80 lesados dos incêndios de 2017.

Integrado no projeto Reflorestar +, foram entregues ao todo 2800 medronheiros; 1800 carvalhos; 2160 castanheiros; 900 pinheiros mansos; 770 bétulas; 640 plátanos distribuídos por oito localidades.

Esta iniciativa começou no início do ano quando chegaram ao concelho 15 mil árvores pelas mãos dos escuteiros oferecidas pela Associação Nacional de Empresas Florestais, Agrícolas e do Ambiente (ANEFA) após uma candidatura ao projeto Natura.

Entretanto foi lançado o desafio aos escuteiros com o #projeto100árvores e vieram cerca de 200 voluntários oriundos de norte a sul do país, que entre 23 de fevereiro e 30 de março plantaram cinco mil árvores em locais públicos indicados pelas juntas de freguesia.

Foram ainda entregues à Misericórdia de Santa Comba Dão, 1000 pinheiros mansos.

Agora com a candidatura ordenada dos 80 lesados e entrega e plantação destas 9 mil árvores fica cumprido o objetivo de reflorestar aproximadamente 10% dos 8400 hectares de floresta ardida no concelho.

Reflorestar + contou com o apoio do Município e das Freguesias do concelho de Santa Comba Dão, bem como do Fundo Recomeçar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Um agradecimento especial ao Engenheiro Florestal do município, responsável pela orientação geral das espécies e quantidades adequadas para os terrenos.

Aos dirigentes, pais e elementos que fizeram acontecer mais este sonho, aquele abraço.

Texto de: Coruja Divertida. Fotografia de: Agr. Santa Comba Dão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade