Como é o Natal pelo Mundo?

Todos diferentes, mas todos os iguais. Fica a conhecer como se comemora o Natal em vários cantos do mundo!

Várias línguas, mas uma só Promessa. O Escutismo vive-se em vários países e continentes de formas diferentes, tal como o Natal. A comemoração é adaptada às tradições e costumes de cada país ou continente, mas o significado é comum. Fica a conhecer a tradição do Natal pelo mundo!

#1 Portugal

O nosso país é maioritariamente católico, sendo o Natal uma data com fortes tradições. A noite de 24 de dezembro é o momento de reunir a família para uma consoada, onde o prato principal é o bacalhau. Já no dia 25, a tradição é o peru recheado. No Norte, o polvo também é tradicional. Os doces como as filhoses e as fatias douradas são populares em todo o país. Os presépios têm forte tradição de Norte a Sul do país. No Algarve, por exemplo, é costume montar-se um presépio em escadinha, com o menino Jesus em pé no alto, rodeado de laranjas, flores e searas.

#2 Espanha

O dia de Reis, a 6 de janeiro, é o momento em que os espanhóis realizam a troca de presentes. Contudo, na véspera de Natal, na noite de 24 de dezembro, as famílias também se reúnem para a ceia de Natal e para assistirem à tradicional Missa do Galo. À mesa deste país vizinho pode encontrar-se presunto, mariscos e peixes, paella, cordeiro assado, o torrone (doce feito de amêndoas e açúcar) e o roscón de reyes, parecido com o nosso bolo-rei.

#3 Itália

Tal como em Espanha, a troca de presentes é também realizada a 6 de janeiro, no dia de Reis. Como Itália é um país maioritariamente católico é tradição as famílias assistirem à missa da meia-noite. À mesa encontram-se diversos pratos de peixes, nomeadamente enguias e bacalhau, massas, peru recheado e o Panettone, um doce de Natal original de Milão que já se difundiu por todo o país.

#4 Alemanha

Foi neste país que nasceu a tradição da árvore de natal, no século XVI. Os alemães vivem o período do Advento com as quatros velas que devem ser acesas, uma de cada vez, nos quatro domingos que antecedem o Natal. A esta tradição junta-se também a Coroa do Advento. Os pratos de carne de porco, enchidos, chouriços e salsichas são comuns. O bolo Stollen, confecionado com uvas, amêndoas e cerejas, é muito popular, assemelhando-se a um bolo-rei mais alongado, em forma de torta.

#5 França

É também tradição a ida à missa da meia noite, para depois as famílias se juntarem à mesa para uma ceia. Os pratos variam de acordo com a gastronomia de cada região. Em Paris, por exemplo, o prato mais típico é feito à base de ostras, enquanto na Alsácia o ganso é o prato de eleição. O peru assado acompanhado por castanhas cozidas é também muito apreciado no país.

#6 Grã-Bretanha

Penduram-se meias na lareira para que o Pai Natal coloque os presentes, que serão abertos na manhã de dia 25 de dezembro. O pudim de ameixa é um doce típico desta quadra natalícia.

#7 Suécia

Neste país existe a crença que são os duendes que levam as prendas às crianças. Na Suécia, tal como em outros países escandinavos, a comemoração do Natal inicia-se a 13 de dezembro, com a celebração do dia de Santa Luzia. É tradição a filha mais velha vestir-se de branco, colocar uma coroa de velas na cabeça e acordar os pais com uma canção.

#8 Finlândia

Na terra do Pai Natal vive-se um ambiente totalmente natalício, com neve na rua e lareira acesa em casa. O abeto é a árvore de natal que compõe o cenário ideal. A troca de presentes decorrer na noite de 24 de dezembro, quando a família se reúne para a consoada. Do menu constam purés variados (de cenoura ou batata), a salada de beterraba, o salmão cru salgado, o arenque e a perna de porco assada. A sobremesa inclui biscoitos de gengibre, creme de ameixas e doces com molhos de frutos. Como está muito frio, é usual os finlandeses fazerem sauna nesta data.

#9 Estados Unidos

Na rua ouvem-se músicas de natal, que acompanham as compras de última hora para os presentes mais especiais. As casas são decoradas com luzes, bonecos de neve, árvores de natal. À mesa encontram-se várias tradições gastronómicas, porque os Estados Unidos integram uma grande multiplicidade de culturas.

#10 Japão

A tradição católica é diminuta no país, mas a comemoração do Natal tem vindo a tornar-se popular nos últimos anos, com a troca de presentes. Quanto à gastronomia, os japoneses que festejam o Natal importaram os hábitos ocidentais, incluindo a refeição de peru, por exemplo, mas colocam também na mesa de Natal o sushi e o sashimi.

#11 Austrália

Na Austrália comemora-se o Natal de forma totalmente atípica: Com muito calor, à volta dos 30 graus, as famílias juntam-se para picnics ou idas à praia. É habitual ver-se surfistas vestidos de pai natal, a comemorar esta data. A troca de presentes decorre no dia 25 de dezembro.

#12 México

No México existem as tradicionais “posadas”, festas que decorrem de 16 a 24 de dezembro, e nas quais se conta ao pormenor a história de Maria e José, os pais do Menino Jesus. Nestas festas é obrigatória a Piñata, um jogo típico no qual existe um pote de barro suspenso, cheio de guloseimas no interior, que as crianças (e os mais crescidos também) tentam quebrar de olhos vendados com um pau. Os mais bem-sucedidos ficam com os doces.

#13 Urugai

As famílias reúnem-se em casa dos avós ou parentes mais velhos. É tradição a “picadita”, que consiste na preparação e degustação de aperitivos frios, queijos, uísques, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão antes da ceia e ao longo da noite de Natal.

#14 Brasil

Com muito calor, os brasileiros comemoram o Natal no Verão. É muito utilizada a dinâmica do amigo secreto para troca de presentes. À mesa o peru é um dos pratos típicos, acompanhado de frutas tropicais.

#15 África

O catolicismo é uma minoria neste continente, em que a árvore de natal é um cipreste. Na mesa dos cabo-verdianos, por exemplo, costuma estar o cozido, enquanto os moçambicanos preferem o cabrito assado e os angolanos degustam pratos vegetarianos com mandioca. Muitas famílias realizam a festa de Natal ao ar livre por estar calor.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

ler mais »

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.

ler mais »