
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Como já vem sendo tradição, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu hoje na sua residência oficial uma delegação do CNE que lhe entregou a Luz da Paz de Belém.
Ao final da manhã uma delegação do CNE composta pelo Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, o Chefe Nacional Adjunto, Paulo Pinto, a Secretária Nacional dos Projetos, Inês Graça e ainda vários escuteiros da região de Leiria-Fátima, região que acolheu este ano a cerimónia nacional da partilha da Luz da Paz de Belém, foi recebida por Marcelo Rebelo de Sousa.
Esta delegação teve como missão transportar a Luz da Paz de Belém e ainda deixar os votos de um Santo Natal ao Presidente da República.
“Trazemos a Luz da Paz de Belém, que este ano percorreu os habituais 6.000 km desde a Basílica da Natividade em Belém, até Portugal, passando pela Áustria” relembrou Ivo Faria.
Foi ainda reforçada a missão que todos temos perante esta “Luz” “O sucesso desta prenda de Natal, é hoje, amanhã e depois, sermos todos capazes de levarmos luz a quem mais dela precisa. Qual será a boa ação que faz de mim este veículo da partilha da Luz? É com este desafio, que também aqui, os escuteiros católicos do CNE lhe trazem a luz da Paz de Belém.”
Marcelo Rebelo de Sousa recebeu pelas mãos de Rodrigo Moreira, escuteiro da região de Leiria-Fátima que esteve presente na cerimónia internacional na Áustria, a Luz da Paz de Belém.
Relembramos que a Luz da Paz de Belém tem sido partilhada por todo o país, em cerimónias regionais e locais organizadas pelas Dioceses e Paróquias, Juntas Regionais e Agrupamentos. Foi agora a vez de a entregar ao Presidente da República, com votos de um Santo e Feliz Natal.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografias: António Rendeiro.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.