
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
A Junta Central e o Conselho Fiscal Jurisdicional Nacional do Corpo Nacional de Escutas tomaram hoje posse para o novo mandato, na Igreja de Santo Condestável, em Lisboa.
A cerimónia de tomada de posse da nova Junta Central e Conselho Fiscal Jurisdicional Nacional realizou-se hoje, dia 2 de abril, na Igreja de Santo Condestável, em Lisboa. Este é um lugar com muito significado para o Corpo Nacional de Escutas (CNE), por ser ali que fica o túmulo relicário de D. Nuno Álvares Pereira, Patrono do CNE. Esta cerimónia contou com a presença da Ministra Adjunta dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, o Presidente da Confederação Portuguesa do Voluntariado, Eugénio Fonseca, o Presidente do Conselho Nacional da Juventude, Rui Oliveira, a Consultora do Presidente da República para a Juventude, Diálogo Intergeracional e Envelhecimento Ativo, Rita Saias, em representação da Associação dos Escoteiros de Portugal, José Pamplona, e chefias regionais do CNE.
Antes da tomada de posse, foi realizada a Eucaristia, celebrada por D. Joaquim Mendes, Bispo Auxiliar de Lisboa. D. Joaquim Mendes destacou a importância de todos serem «testemunhas de Deus, junto daqueles que servimos. Esse amor que tem o nome de Cruz. Cruz porque significa entrega, amor gratuito».
Em seguida, foram atribuídas três distinções aos dirigentes que cessam as suas funções na Junta Central: Raquel Kritinas e Ricardo Matos, que cessam funções na Junta Central como, respetivamente, Secretária Nacional Pedagógica e Secretário Internacional, receberam a Cruz de S. Jorge, pela disponibilidade e trabalho desenvolvido ao longo dos seus mandatos; Por sua vez, Manuel Lavadinho, que cessa funções como Secretário Nacional para a Gestão, recebeu a mais alta condecoração do CNE, o Colar Nuno Álvares, pelas funções desempenhadas ao longo de várias décadas em equipas nacionais e por todo o trabalho desenvolvido na gestão da associação.
João Armando Gonçalves, Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais agradeceu à anterior equipa que cessou funções, pelo trabalho difícil que desenvolveu ao longo dos últimos três anos, uma equipa que atravessou a pandemia, e soube adaptar-se em situações particularmente difíceis. Às atuais equipas pediu que se comprometessem e que, juntamente com todos os convidados, renovassem a sua Promessa. Acrescentou que «gostava que as equipas que iniciam hoje funções contassem connosco e desejamos-lhes as maiores felicidades. De certeza que vão ter a mesma resiliência, a mesma capacidade de ultrapassarem em conjunto as dificuldades que vos aparecerão ao longo destes três anos».
Silvério Conceição, eleito Presidente do Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional, saudou todos os presentes e frisou que «tudo faremos para de forma transparente para que exista colaboração (entre todos os níveis do CNE) tendo em vista encontrar as melhores soluções para o CNE».
Ivo Faria, eleito Chefe Nacional, pediu a colaboração de todos os níveis do CNE para juntos fazerem caminho, aos escuteiros deixou uma palavra de apreço «é por vós, será sempre por vós, que nortearemos o nosso trabalho, a nossa entrega, a nossa energia, a nossa paixão por este movimento que BP criou e que o Padre Jacques Sévin construiu fundando o escutismo católico que D. Manuel Vieira de Matos e o Dr. Avelino Gonçalves fizeram nascer em Braga».
A nova equipa da Junta Central para o próximo triénio 2023-2026 é composta por Ivo Faria, Chefe Nacional, Paulo Pinto, Chefe Nacional Adjunto, Filipa Aroso, Secretária Internacional, Inês Graça, Secretária Nacional dos Projetos, José Rodrigues, Secretário Nacional do Ambiente e Sustentabilidade, Maria Pilar Alonso Pacheco, Secretária Nacional dos Adultos, Pedro Chula, Secretário Nacional para a Gestão e Rui António, Secretário Nacional Pedagógico.
O Conselho Fiscal e Jurisdicional Nacional é composto por Silvério Conceição, Presidente, Joana Teixeira, Vice-Presidente, António Barbosa, Secretário, António Ventinhas, Vogal, e José Ramos, Vogal.
Texto: Cláudia Xavier
Fotografias: Gonçalo Pinto
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference