Kimball 2023

Está a decorrer a VI edição do Kimball – Torneio de Técnica Escutista para exploradores e moços. Entre 1 e 4 de abril são mais de 300 os exploradores que já têm inúmeras histórias para contar.

Com aproximadamente 300 exploradores, acompanhados por 45 adultos, vindos de 26 agrupamento distintos, de regiões de todos os pontos do país, nomeadamente, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Guarda, Lisboa, Madeira, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real, Viseu, estamos a viver uma das experiências pedagógicas mais completas e enriquecedoras que podemos vivenciar. Com o principal objetivo de utilizar a técnica escutista como ferramenta para potenciar valores e gestos, nesta atividade aprendemos que é importante competir e estar preparado para os desafios que nos são colocados, mas aprendemos ainda melhor que apenas trabalhando em patrulha podemos ser mais e melhores. Já tivemos sol, chuva, sorrisos e lágrimas, desafios e momentos de grande partilha. Já exploramos os nós, as diferentes técnicas de comunicação, orientação em carta militar e até já apuramos os nossos dotes culinários. Mas ainda muito mais está por vir.

Daqui esperamos levar amigos, aprendizagens e a sensação de conquista. Não do primeiro lugar porque esse não chega para todos, mas sim uma conquista em patrulha. Percebemos que o verdadeiro sucesso deste torneio está na capacidade de sermos bons uns para os outros. Daqui para a vida. Este é o ensinamento.

Ficamos muito felizes por contar com aqueles que nunca nos abandonam nestas aventuras, os nossos chefes. Ficamos também honrados por receber na nossa abertura de acampamento representantes dos pilares da nossa sociedade. Para representar a nossa comunidade, esteve presente o Exmo Sr. Dr. Miguel Oliveira, chefe de gabinete do Presidente da Câmara de Guimarães. Este, que nas suas palavras, demonstrou a importância desta atividade para formar bons cidadãos. Reforçou o papel dos escuteiros na comunidade, na prática das políticas de proteção da natureza e parabenizou todas as patrulhas que se puseram à prova. Contamos ainda com a presença do Chefe Valdemar em representação da Região de Braga, que destacou o papel do Kimball a nível Nacional, e deixou o conselho a todos os exploradores para praticarem a técnica escutista com a alma que tanto nos caracteriza. Ficou agradado com tantas e tantas bandeirolas em campo, expressando que na sua opinião este é o símbolo máximo de uma patrulha. Por último, mas não menos importante, esteve connosco o Chefe Ernesto Machado, Chefe de Núcleo de Guimarães, que partilhou com todos que o PCEG – Penha Centro Escutista de Guimarães é a casa de todos os escuteiros.

Ainda não acabou, mas já estamos com saudades. Prometemos voltar a estar à prova na edição do Kimball ‘ 2024.

Texto e Fotos: Eduardo Cunha, Cláudia Freitas e Raquel Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

FEP participa no Encontro Anual do Grupo de Lisboa

Nos dias 7 e 8 de setembro decorreu em Bolonha, Itália, o encontro anual do Grupo de Lisboa. Este é um grupo europeu que junta países que têm o latim por base na sua língua materna: Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Luxemburgo, Suíça e Roménia.

ler mais »

Inscreve-te no Moot 2025: últimos dias!

Se estás a pensar em inscrever-te no Moot 2025, não percas mais tempo: as inscrições para participantes e IST terminam a 15 de setembro. As inscrições para Path Leaders foram prolongadas até 15 de outubro.

ler mais »