Curiosidades sobre a Páscoa

A Páscoa é uma das festas religiosas mais importantes do mundo. Fica a conhecer um pouco da sua história!

A Páscoa é celebrada em diversas religiões, contudo é comemorada de várias maneiras. Fica a conhecer um pouco mais sobre a sua história.

#1 – O nome “Páscoa”

Além do significado cristão e judaico, há vestígios que confirmam que os povos antigos do hemisfério norte celebravam esta data como a passagem do inverno para a primavera. Nesse sentido, a palavra Páscoa tem como origem a palavra em hebraico “Pessach”, que significa passagem.

#2 – A data

A data de comemoração da Páscoa muda todos os anos porque se rege pelo primeiro domingo depois da lua cheia, após o início do equinócio vernal, que ocorre a 21 de março. Como a data em que a lua cheia varia, a Páscoa pode acontecer entre 22 de março e 25 de abril.

#3 – Os ovos

Os ovos, como explicámos no artigo anterior, simbolizam a vida e o nascimento. Há muito tempo, como símbolo de amizade, os povos antigos pintavam ovos de galinha e ofereciam-nos a quem mais gostavam. As civilizações não cristãs celebram a Páscoa como símbolo da chegada da primavera e da vida. No caso do Cristianismo, a tradição é comemorar a ressurreição de Jesus.

#4 – O chocolate

Diz-se que antigamente as padarias francesas esvaziavam os ovos de galinha para os rechearem de chocolate. Na Páscoa, os adultos escondiam os ovos em jardins para que as crianças os encontrassem. A partir do fim do século XIX é que os ovos passaram a ser fabricados integralmente com chocolate.

#5 – O coelho

As teorias remetem o coelho da Páscoa às tradições alemãs do início do século XVIII em que, contam as histórias, eram responsáveis por trazer os ovos coloridos para as crianças e escondiam-nos do jardim para que elas os encontrassem.

#6 O peixe na Sexta-Feira Santa

A tradição católica mais popular é o consumo de peixe na Sexta-Feira Santa. O costume é uma homenagem a Jesus Cristo, pelos seus 40 dias de jejum no deserto e pela sua crucificação. Por isso, os católicos evitam carne vermelha na Quaresma, ou seja, nos 40 dias que antecedem a Páscoa, principalmente às quartas e sextas-feiras, culminando na Sexta-Feira Santa.

Texto adaptado: Cláudia Xavier

Fonte: Casa Sapo

Fotografia: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade