
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma Nota Pastoral sobre o Centenário do Corpo Nacional de Escutas, onde ressalva a importância dos valores transmitidos pelo Escutismo Católico Português.
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou no dia 14 de maio uma Nota Pastoral onde distingue a importância do Corpo Nacional de Escutas (CNE), na construção de uma «cidadania empenhada ativa e responsável». Nesta nota, a CEP explica a importância do papel da igreja na construção do CNE em Portugal «Esta matriz religiosa e católica subsistiu ao longo deste centenário como fundamental aspeto identitário do Corpo Nacional de Escutas”, pode ler-se.
No ano em que o CNE comemora 100 anos de existência, a CEP deseja que «este centenário seja oportunidade para valorizar o sentido do compromisso da Promessa escutista, para que continue a ser profética na edificação da fraternidade humana e na construção da justiça e da paz».
A CEP ressalva os valores transmitidos pelo escutismo, tais como a «consciência ecológica», «a fraternidade, o respeito e a solidariedade».
Sendo o Corpo Nacional de Escutas a maior associação juvenil do país, os bispos portugueses lançam o desafio para que todos os escuteiros assumam uma postura de serviço ao próximo, concretamente aos «mais pobres, doentes e necessitados». Para a CEP é necessário que seja valorizada a identidade cristã do CNE, quer seja a nível nacional ou internacional porque «continua a requerer particular atenção, como tesouro que importa valorizar no contexto escutista mundial».
Para o Corpo Nacional de Escutas esta Nota Pastoral é de extrema importância, no momento em que é celebrado o seu centenário, porque «oferece pistas de reflexão relevantes – que queremos aprofundar – para a continuada ação educativa do CNE, reforçando o seu papel na evangelização junto dos jovens, bem conscientes da sua identidade, convocando-o para continuar a construir condições de abertura dos jovens à comunidade que os acolhe e para uma integração mais efetiva de todos os que queiram descobrir a proposta de uma vida com sentido no contexto deste Movimento, fundado na Lei do Escuta e no Evangelho. Em comunhão e diálogo com todos, o CNE é chamado a ser parte ativa na edificação da Igreja, com o seu carisma irreverente e comprometido, próprios da juventude», explica a Junta Central.
Lê na íntegra a Nota Pastoral sobre o Centenário do Corpo Nacional de Escutas no site da Conferência Episcopal Portuguesa, disponível aqui.
Texto: Cláudia Xavier
Fotografia: Gonçalo Pinto
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference