“Que eu cante o peito ilustre Lusitano”

“É a primeira vez que venho a Portugal. No entanto, tenho grande simpatia pelo seu país, cuja história conheço minuciosamente e respeito.” (1)

Há 94 anos que BP nos fazia lembrar a história da ilustre pátria lusitana, recordando memórias gloriosas que a pena com que Camões escreveu não deixou esquecer.

Uma história cantada e espalhada por toda a parte pelo génio da Pátria que assim o disse que faria se tanto lhe ajudasse o engenho e a arte (Lusíadas, Luís Vaz de Camões). E assim, com “N’uma mão sempre a espada, e n’outra a pena” não deixou o mundo sem antes nos seus versos contar uma bonita história de um povo heroico que “Por mares nunca de antes navegados, / Em perigos e guerras esforçados,” atingiu a glória por terras desconhecidas.

No dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, o nosso segundo princípio do escuta tem outro soar. “O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão” e a vontade de mostrar ao mundo aquilo de que o povo português é capaz deve continuar a ser almejo dos escutas de hoje. Como Homens do amanhã não esqueçamos que devemos ser cidadãos ativos e contribuir para a nossa comunidade e para o nosso país.

Que se façam das lendas, histórias; que se faça da pena, uma esferográfica; que se façam das memórias, desejos, mas acima de tudo, que se faça e se continue a fazer.

Para todos os escutas portugueses de hoje e de outros tempos, espalhados por todo o mundo, este dia também é vosso e das comunidades portuguesas, pois um povo como este já há muito que viaja por várias terras e ficando, deixa um pouco de si em cada cantinho do mundo.

Relembremos também Camões, o príncipe dos poetas que das aventuras de uma nação fez versos e neles nos fez mergulhar até à mais profunda história de quem por terra não se deixou ficar.

Neste 10 de junho celebra de lenço ao peito uma história que ainda que famosa, sempre continuará por contar…

 (1) Baden Powell (1ª visita de BP a Portugal)

Texto: Catarina Sousa.

Fotografia: Arquivo Flor de Lis|CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade