
Jubileu da Juventude com atividade escutista
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
“É a primeira vez que venho a Portugal. No entanto, tenho grande simpatia pelo seu país, cuja história conheço minuciosamente e respeito.” (1)
Há 94 anos que BP nos fazia lembrar a história da ilustre pátria lusitana, recordando memórias gloriosas que a pena com que Camões escreveu não deixou esquecer.
Uma história cantada e espalhada por toda a parte pelo génio da Pátria que assim o disse que faria se tanto lhe ajudasse o engenho e a arte (Lusíadas, Luís Vaz de Camões). E assim, com “N’uma mão sempre a espada, e n’outra a pena” não deixou o mundo sem antes nos seus versos contar uma bonita história de um povo heroico que “Por mares nunca de antes navegados, / Em perigos e guerras esforçados,” atingiu a glória por terras desconhecidas.
No dia de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas, o nosso segundo princípio do escuta tem outro soar. “O Escuta é filho de Portugal e bom cidadão” e a vontade de mostrar ao mundo aquilo de que o povo português é capaz deve continuar a ser almejo dos escutas de hoje. Como Homens do amanhã não esqueçamos que devemos ser cidadãos ativos e contribuir para a nossa comunidade e para o nosso país.
Que se façam das lendas, histórias; que se faça da pena, uma esferográfica; que se façam das memórias, desejos, mas acima de tudo, que se faça e se continue a fazer.
Para todos os escutas portugueses de hoje e de outros tempos, espalhados por todo o mundo, este dia também é vosso e das comunidades portuguesas, pois um povo como este já há muito que viaja por várias terras e ficando, deixa um pouco de si em cada cantinho do mundo.
Relembremos também Camões, o príncipe dos poetas que das aventuras de uma nação fez versos e neles nos fez mergulhar até à mais profunda história de quem por terra não se deixou ficar.
Neste 10 de junho celebra de lenço ao peito uma história que ainda que famosa, sempre continuará por contar…
(1) Baden Powell (1ª visita de BP a Portugal)
Texto: Catarina Sousa.
Fotografia: Arquivo Flor de Lis|CNE.
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference