
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
No próximo triénio (2023-2026) as figuras escolhidas como modelos para a orientação e inspiração do CNE são o beato Marcel Callo, S. Oscar Romero e S. Josefina Bakhita.
O próximo triénio do Corpo Nacional de Escutas representa a entrada no segundo centenário da sua existência. Com o mote “Sê quem tu quiseres”, cada criança e jovem tem a liberdade de escolher o seu caminho e escrever uma nova história. É também escolhida a palavra “peregrinos” que se adapta perfeitamente ao escutismo, onde as vivências são inspiradas nos exemplos dos discípulos de Jesus e se aprofunda a identidade sinodal nos ambientes comunitários onde o CNE está presente.
Como compromisso para o próximo triénio é vivida a experiência da peregrinação em três dimensões: Justiça, Esperança e Liberdade, representadas respetivamente pelo beato Marcel Callo, S. Oscar Romero e S. Josefina Bakhita.
Em 2023-2024, o CNE pretende ser peregrino da justiça, através do exemplo de vida do beato Marcel Callo, um jovem escuteiro que viveu a dramática experiência do campo de concentração na II guerra mundial e aí morreu.
Em 2024-2025, S. Oscar Romero será o modelo de inspiração. Através da sua história de pastor que deu a voz ao seu sofrimento e injustiças sofridas pelo seu povo, permaneceu fiel ao Evangelho, abrindo caminho de esperança. O CNE será assim neste ano escutista peregrino da esperança.
Por último, no ano 2025-2026, o CNE pretende ser peregrino da liberdade, tendo como inspiração S. Josefina Bakhita, que na sua difícil e longa passagem da escravatura para a liberdade, recorda-nos que todas as “gaiolas douradas” que nos aprisionam e como todo o caminho de liberdade precisa de ser interiormente cuidado e discernido.
Texto: Cláudia Xavier
Fotografia: António Laranjeira
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference