O novo Programa Educativo, a ser implementado de forma generalizada por toda a associação no próximo ano escutista, resultou de um longo caminho feito desde 2001.

Ao longo deste caminho fomos percorrendo as diferentes etapas sugeridas pela WOSM na sua ferramenta RAP (Renewd Approach to Programme).

Em diversos momentos as diferentes estruturas da associação foram chamadas a dar o seu contributo no projecto, enriquecendo-o e tornando-o mais participado e abrangente.
Nestes trabalhos foram definidos conteúdos fundamentais para a elaboração da nova proposta educativa, que depois foram levados a aprovação em diferentes Conselhos Nacionais (2003 e 2006). Isto veio a permitir que o trabalho continuasse a ser desenvolvido de forma sustentada e no ano escutista de 2008/2009 colocou-se em campo, para cerca de 10% do efectivo da associação, uma fase piloto que serviu de teste à nova proposta, já incluindo todo um novo sistema de progressão pessoal.
Depois de recolhida a informação proveniente desta fase, fizeram-se os necessários ajustes à proposta, o que resultou na elaboração do documento “Programa Educativo” aprovado no Conselho Nacional de Representantes de Fátima a 20 e 21 de Novembro de 2009.
Neste momento as diferentes regiões do CNE encontram-se a efectuar a formação aos seus dirigentes, de forma a prepará-los para iniciar o próximo ano escutista dentro da nova metodologia.

Texto: Nuno Cardoso /// Fotografia: David Escudeiro /// Download Programa Educativo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Os vencedores do Tecoree 2025 são…

Os dias passaram, as equipas superaram todos os desafios que apareceram ao longo do caminho, as emoções foram muitas até ao último minuto.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade