Santana da Carnota é uma freguesia situada no extremo sudoeste do Concelho de Alenquer, e dista cerca de oito quilómetros da vila de Alenquer. Ocupa uma área de 18,03 quilómetros quadrados. Todo o seu termo se estende ao longo de um vale por uma área bem acidentada, coberta de rico manto vegetal e boas terras agrícolas. A vitivinicultura é uma das principais actividades económicas da freguesia. Pensa-se que povoamento do território da freguesia deve remontar a épocas pré‐históricas.
A paróquia de Sant´Ana da Carnota pertence à X Vigararia do Patriarcado de Lisboa, sendo o seu pároco o assistente do núcleo, Padre Rui Pedro Trigo de Carvalho.
O novo agrupamento é o 12º. Agrupamento filiado do Núcleo “Solarius” da Região de Lisboa que, até agora, era constituído pelos agrupamentos: 513 ‐ Alenquer; 1164 – Alhandra; 317 – Alverca; 1280 – Arranhó; 524 ‐ Aveiras de Cima; 514 – Carregado; 1008 ‐ Forte da Casa; 773 ‐ Póvoa de Santa Iria; 272 ‐ Sobral de Monte Agraço; 342 – Vialonga e 823 ‐ Vila Franca de Xira.
Texto: Aristides Dourado /// Ilustração: Autor desconhecido