Papa Francisco desafiou todos os escuteiros uma experiência de “amizade e fraternidade”.
Arrancou hoje o 25º Jamboree Mundial, de 1 a 12 de agosto, na Coreia do Sul. Portugal marca presença nesta grande atividade mundial com mais de 700 escuteiros.
“Rezo para que esta experiência única de amizade e fraternidade com outros jovens de todo o mundo não seja apenas emocionante, mas também enriquecedora espiritualmente”, desejou o Papa.
Na Carta o Papa lembra que o Jamboree, “como outras ocasiões” podem ser momentos importantes “que nos fazem abrir os olhos para a beleza e a diversidade de nossa grande família humana” e desejou que seja momento de encorajamento para “fazer a nossa parte na construção de um mundo justo, solidário e pacífico, no qual cada pessoa seja acolhida e ajudada a realizar os seus sonhos e esperanças mais profundas”.
O Papa Francisco afirma-se “feliz” por saber que “uma parte importante da experiência” dos jovens escuteiros passa “pela visita à área da Fé e Crenças”.
“As crenças religiosas são a expressão dos nossos valores mais fundamentais, e uma fonte de inspiração para os esforços que dedicamos ao colocarmo-nos ao serviço de tudo o resto, especialmente dos mais pobres, vulneráveis ??e necessitados, aqueles dons e talentos com os quais Deus nos deu”, enfatizou.
Para o Papa a designada ‘regra de ouro’, ensinada por Jesus deve estar na mente, no coração e nas mãos dos escuteiros de todo o mundo pois “como filhos e filhas do nosso Pai Celestial, devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados”.
“Espero que ao virdes a esta tenda católica possais aprender mais sobre a vida e os ensinamentos do Senhor e que isso vos encoraje a embarcar numa busca pessoal de sabedoria e verdades espirituais que vos capacitem a levar uma vida boa e santa, em harmonia com a beleza da Criação e em serena harmonia com todos os nossos irmãos e irmãs”, desejou.
Concluindo “Aos escuteiros de todo o mundo o Papa expressou a sua “oração carinhosa” e desejou que “Jesus acompanhe cada um de vós no caminho da vida e vos ajude a “desenhar o vosso sonho”.
O contingente português conta com 772 portugueses em representação da Federação Escutista de Portugal, da qual fazem parte o Corpo Nacional de Escutas e Associação de Escoteiros de Portugal (AEP). Este será o maior contingente que Portugal já levou a um acampamento mundial.
Fonte: Educris
Texto: Susana Micaela Santos
Imagem: Gonçalo Pinto

CNE na 11ª Assembleia Geral da WSPU no Quénia
Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

Escuteiros do CNE participam no The Academy 2025 na Grécia
De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

CNE presente no Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da CICE
Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.

CNE presente no seminário “Leaven in the Dough” da CICE
O seminário do projeto “Leaven in the Dough – Driving Social Change through Scouting” (Fermento na Massa – Conduzir a uma mudança social através do Escutismo), promovido pela Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE), decorreu entre os dias 15 e 20 de novembro em Frascati, Roma.