
Contingente português ao Moot 2025 realiza encontro na Batalha
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
A Igreja de São Tomás de Aquino é um dos locais dos momentos RiseUp – catequeses diárias a acontecer nas diferentes paróquias acolhedoras de peregrinos.
No primeiro dia desta dinâmica, jovens peregrinos de Portugal, Moçambique, Timor Leste e Brasil juntaram-se para falar sobre Ecologia integral.
Guiados pela Carta Encíclica “Laudato si” do Papa Francisco, que nos recorda da importância do cuidado da nossa Casa Comum, e orientados por escuteiros do Porto, os peregrinos conversaram sobre temas como a perda de biodiversidade,a água, espiritualidade e qualidade de vida, relacionando-os com a Encíclica.
O Bispo D. Luiz Fernando de Lisboa, e atual arcebispo da diocese brasileira de Cachoeiro de Itapemirim, ouviu as conclusões dos jovens e partilhou algumas considerações reforçando a ideia de que todos somos Igreja e temos um papel a cumprir.
Sempre sob o olhar de Maria Peregrina, os jovens encontraram, através do diálogo, a motivação e a força necessárias para deixarem o mundo melhor do que o encontraram.
Raquel Kritinas, responsável do CNE para a JMJ, explica que os jovens explicou que «os jovens trabalham em grupos para refletirem as dificuldades que encontravam, o que podem fazer para levar a comunidade a mudar com eles». O dia de hoje foi dedicado ao tema Amizade Social, onde estiveram cerca de 100 pessoas. Amanhã, o último dia de RiseUp, o tema será a Misericórdia, ou seja, o RiseUp foca-se essencialmente nas três grandes temáticas do Pontificado do Papa Francisco.
Todas estas dinâmicas, como sublinha a Raquel «têm sido desenvolvidas com um cunho escutista, com exames de consciências, a ideia é que eles escrevam o seu exame e que depois seja diluído em água, porque a água purifica os nossos pecados. No final terminamos sempre com a Eucaristia».
Tens ainda a oportunidade de juntares ao RiseUp no dia de amanhã!
Texto: Ana Sofia Henriques, Cláudia Xavier
Fotografia: Agência ECCLESIA/SN
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
Está prestes a começar o Conclave que elegerá o sucessor do Papa Francisco, com a participação de quatro cardeais portugueses com direito a voto. Os trabalhos iniciam-se hoje, 7 de maio, no Vaticano.
O prazo para candidaturas à 12.ª edição da Portuguese Work Party (PWP) termina já na próxima quarta-feira, dia 7 de maio. A atividade irá decorrer em outubro, em Kandersteg.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference