Porque 2010 foi declarado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional da Biodiversidade, e porque proteger a biodiversidade plantas e animais faz parte de ser Escuteiro...

…o Departamento do Ambiente da Região de Santarém, propôs aos agrupamentos a construção de ninhos para aves insectívoras.

As aves insectívoras têm um papel muito importante nos ecossistemas florestais, ao influenciarem, de diversas formas, a dinâmica e o tamanho das populações da maioria dos insectos presentes nestes habitats.
As aves têm uma acção quer directa, pois são predadores dos insectos, quer indirecta, ao favorecerem as populações de outros predadores, de parasitas, e podem mesmo alterar o microclima do local onde se encontram os insectos. Os insectos nocivos aos povoamentos florestais são uma minoria, mas podem tornar-se uma praga. As aves controlam os surtos epidémicos e os ciclos populacionais dos insectos, podendo aumentar o intervalo entre vários surtos ou diminuir a sua intensidade. Os chapins, as carriças e as felosas (como os rouxinóis) são aves que facilmente poderão ocupar os ninhos artificiais que possas criar.

Texto: Aristides Dourado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Conhece o Clã Académico de Bragança!

Foi em 2016, que a Região de Bragança-Miranda viu nascer, na cidade de Bragança, um novo albergue para os Caminheiros que aí estudam: o Clã Académico de Bragança (CAB)!