O Jamboree vai ser deslocado para Seul devido à aproximação do tufão Khanun

O Contingente Português para o 25º Jamboree, que está a decorrer na Coreia do Sul até ao dia 12 de agosto, emitiu um comunicado para esclarecer a sua posição nesta atividade.

O contingente português para o 25º Jamboree Mundial é composto por mais de 700 escuteiros da Federação Escutista Portuguesa (FEP), da qual fazem parte o Corpo Nacional de Escutas (CNE) e a Associação dos Escoteiros de Portugal (AEP). Com o tema “Draw Your Dream” o Jamboree está a decorrer na Coreia do Sul, até ao dia 12 de agosto. Esta atividade é uma experiência única na vida de um escuteiro, onde é possível experienciar a multiculturalidade do escutismo, que partilha os mesmos ideais, independentemente da sua localização no globo.

De acordo com um comunicado emitido pela FEP «Durante vários dias, os Escoteiros têm-se divertido no acampamento. Apesar da onda de calor que se faz sentir, os nossos jovens têm vivenciado aventuras e interagido com outros jovens de países e continentes diferentes. Hoje, durante a reunião diária dos responsáveis de todos os contingentes, foi anunciado que, pela aproximação do tufão Khanun, os organizadores do evento (Governo da Coreia do Sul e Associação dos Escuteiros da Coreia) conjuntamente com a WOSM (Organização Mundial do Movimento Escotista) decidiram alterar o local da atividade para Seul, capital da Coreia do Sul, onde a aventura dos Escuteiros continuará. Amanhã, dia 8 de agosto, começa o transporte dos participantes para a capital.»

Reforçaram ainda que «O programa proporcionado aos jovens irá manter-se, tendo em conta a nova localização. Até ao momento, os jovens participaram em atividades dentro e fora do acampamento. Tiveram a oportunidade de participar num programa aquático, aprender sobre a cultura coreana e visitar um centro de tecnologia com jogos de realidade virtual. No dia 6 de agosto, Dia da Cultura – viveram uma amostra de culturas de diferentes países. Apesar das condições desafiantes, o acampamento transformou-se num grande espaço de intercâmbio, onde os participantes degustaram novos pratos, viram trajes tradicionais e aprenderam jogos e danças internacionais.»

No mesmo comunicado, a FEP enaltece ainda o trabalho e esforços dos nossos adultos voluntários «que foram e continuam a ser incansáveis no desempenho das suas funções no 25º Jamboree Mundial, demostrando o verdadeiro espírito de serviço para proporcionar a melhor atividade possível a todos os participantes, um trabalho que continuará nos próximos dias em Seul.»

Clica aqui para aceder ao comunicado.

Texto: Cláudia Xavier e Susana Micaela Santos.

Imagem: Organização Jamboree.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.