10 atividades para os jovens construírem a Paz

Como escuteiros estamos comprometidos em criar um mundo melhor, onde haja paz, solidariedade, diálogo e compreensão. Conhece 10 atividades para ensinares as crianças e os jovens a construírem a paz.

Como sabemos que a mudança começa connosco, vamos trabalhar diretamente com os nossos grupos para construirmos uma cultura de paz no Escutismo! Essa mudança poderá incluir ajudar os escuteiros a sentirem-se em paz consigo mesmos, com os seus amigos e familiares, com a sua comunidade local e, eventualmente, com a comunidade global.

Mas como poderemos ensinar os jovens para a paz? Reunimos 10 atividades para que os dirigentes podem realizar com as crianças e jovens.

Contudo, lembra-te que mesmo os lobitos podem fazer contribuições e assumirem a liderança na construção de uma cultura de paz.

Atividades de construção da paz para crianças (Menores de 11 anos):

1 – Espaços seguros

No Escutismo, acreditamos que todos devem trabalhar em equipa para criarem espaços seguros. Como dirigente, tens a responsabilidade de dares o teu melhor nesse sentido, para que seja criado um espaço seguro para discussão e abertura. Contudo, todos os escuteiros, incluindo os lobitos, devem também contribuir.

Nesta atividade de Espaços Seguros, as crianças descobrem o que é e o que torna um espaço seguro, para depois construírem o seu próprio espaço.

Clica aqui para acederes a vários exemplos de atividades sobre Espaços Seguros. Consulta também um conjunto completo de atividades sobre “Apoio a Refugiados e Crianças Deslocadas”, aqui. Estes conteúdos foram criados pela Scout Association em parceria com a “Save Children”.

2 – Momento de calma

Quando estamos calmos e autoconscientes estamos numa posição privilegiada para ajudar os outros. Esta atividade ajudará a desenvolver a autoconsciência e a expressar a imaginação, ao mesmo tempo que traz uma sensação de calma.

Neste breve análise, os escuteiros relaxam enquanto fingem que são balões, que enchem e esvaziam.

Encontra esta atividade no “Kit de Ação do Escutismo em Contextos Humanitários”, neste link. Consulta também as restantes ideias!

3 – Mãos que ajudam

Todos nós precisamos de alguém de confiança, que nos orienta em momentos mais difíceis. Às vezes, precisamos de nos lembrar quem está sempre ao nosso lado.

Ao compreenderes qual é a sua rede de apoio, a atividade “Helping Hands” pode mostrar aos jovens escuteiros que quando enfrentam desafios não estão sozinhos.

Visualizem este vídeo explicativo (disponível aqui) sobre como concretizar o Helping Hands.

4 – Encontra o Anel

O que é que significa fazer parte de uma comunidade global? Como estamos todos conectados? Algumas coisas, como tradições, canções, cerimónias, podem parecer diferentes nos mais diversos locais, contudo, não importa onde estejam, porque todos os escuteiros são muito semelhantes.

Na atividade “Encontra o Anel”, os escuteiros são desafiados a divertirem-se, enquanto aprendem sobre as nossas diferenças, semelhanças e solidariedade. Irão aprender um jogo de um país que tenha sido afetado por um conflito e depois pensarão nos seus jogos favoritos.

Clica aqui para obteres as instruções para o Encontra o Anel.

5 – Criar o diálogo

Os jovens admiram os seus dirigentes, educadores e outros adultos ao seu redor.

Podemos ajudá-los a manterem um espaço seguro para que, quando tiverem dúvidas ou preocupações, se sintam confiantes para exprimirem o que sentem.

Também será útil ensinar-lhes competências essenciais de comunicação, como o diálogo, para que saibam manter conversas produtivas e significativas com pessoas de diversas origens e perspetivas.

Para começarem, verifica estas 10 perguntas (disponível aqui) para que os jovens aprendam competências para manterem um diálogo.

Criado por: WOSM e KAICIID

Atividades de construção da Paz para jovens (11 anos ou mais):

1 – Negociar o significado das escolhas pessoais

Esta atividade ajudará os jovens a desenvolverem competências de negociação e cooperação, ao mesmo que constroem o respeito pelos outros. Promove ainda a abertura e a curiosidade, bem como a prontidão para a negociação.

Encontra esta atividade nas páginas 14-15 do “Kit de Ação do Escutismo em Contextos Humanitários” (aqui).

2 – Como cozinham os refugiados?

Neste desafio, os escuteiros aprendem como é a vida daqueles que precisam de cozinhar e comer após serem deslocados das suas origens. Esta atividade faz parte de uma série de 24 atividades para que os jovens compreendam mais sobre conflitos, acolhimento dos recém-chegados, envolvência com a comunidade e muito mais. As atividades são divididas em cinco partes: (1) Identificar a necessidade, (2) Planear as ações, (3) Agir, (4) Aprender e fazer mais mudanças, (5) Conta a todos.

Clica aqui para saber mais.

Estes conteúdos foram criados pela Scout Association em parceria com a “Save Children”.

3 – Jogo do Diálogo

Desenvolver competências de diálogo é uma excelente forma dos jovens aprenderem a terem conversas mais produtivas sobre assuntos difíceis e a praticarem a escuta ativa e a autorreflexão.

O Jogo do Diálogo ensina para além de competências de diálogo, trabalho em equipa, fala e aprendizagem socioemocional.

Clica aqui para fazeres o download gratuito.

4 – Workshop de notícias falsas

A difusão de desinformação ou notícias falsas pode causar ou agravar situações de crise. O pensamento crítico e a capacidade de avaliar a veracidade das informações que fluem rapidamente, tornaram-se capacidades essenciais para estar no mundo moderno.

A partilha de informações credíveis pode ajudar a promover a paz e uma compreensão precisa das situações de crise e das pessoas afetadas. Neste workshop, os escuteiros desenvolverão competências de pensamento crítico e aprenderão a evitar notícias falsas, bem como a procurarem fontes credíveis de informação.

Encontra este workshop nas páginas 9 e 10 deste guia (disponível aqui) de Educação para a Paz (somente disponível em espanhol).

Este conteúdo foi desenvolvido pela Federación de Escultismo en España

5 – Comemora os Heróis do Dia

Uma forma simples de criar resiliência, colaboração e um sentimento de esperança é encorajar as pessoas a identificar o que está a correr bem e a reconhecer as pessoas que apoiam os outros. Usa, por exemplo, algumas destas ideias:

– Para começar, pede aos jovens que preencham os espaços em branco: “Um bom momento que vivi hoje foi…” e “Sinto-me grato por isso, porque…”

– Em seguida, pede aos jovens que pensem sobre o impacto que outras pessoas têm em momentos tão bons, preenchendo estes espaço em branco: “Quero reconhecer (nome da pessoa) porque ele(a) (o que fez) e isso contribuiu/ajudou com (resultado).

– Avança para o passo seguinte com a seguinte pergunta: “Quais são os prémios de heróis que queremos apresentar hoje e a quem entregariam esses prémios?”

– Reserva algum tempo para que os jovens partilhem as suas histórias.

– Por fim, façam uma pequena cerimónia de entrega de prémios (improvisada e informal!). Considerem utilizar alguns objetivos simbólicos na apresentação.

Obrigado a todos os dirigentes, educadores e voluntários dedicados, que contribuem para a edução para a paz. O vosso trabalho é vital para alcançarmos um mundo melhor para todos.

 

Tradução: Cláudia Xavier.

Fonte: https://www.scout.org/10-peace-building-activities

Fotografias: Gonçalo Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.
Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade