No passado dia 8 de Maio decorreu mais uma edição do Festival Escutista de curtas-metragens – EScurtas – este ano realizado no Auditório da Universidade do Minho, em Guimarães. Esta terceira edição, com a colaboração do Núcleo de Guimarães e da Câmara Municipal de Guimarães, teve como mote o tema “Tu és de dar? Ou é só receber?”, na qual participaram onze curtas-metragens amadoras a concurso. O evento decorreu com um workshop da parte da manhã e com a exibição das curtas-metragens da parte da tarde, primando pela qualidade, criatividade, formação e espírito escutista. A dedicação dos participantes foi evidente, mas “Um sonho de Criança”, do Agrupamento 455 de Vermil, ganhou o primeiro prémio.
O Jurado, composto por Maria João Nunes – representante do Art & Tur e coordenadora do Porto Film Comission, Carlos Ribeiro cinéfilo e membro da direcção do Cineclube do Porto, Carlos Mesquita – Presidente do Cine Clube de Guimarães, Jorge Silva – Membro da Secretaria do Desenvolvimento e responsável de Núcleo de Guimarães pelas Novas Tecnologias, Manuel Braga Soares – Chefe de Núcleo de Vila Verde e realizador das Curtas vencedoras das edições anteriores, deliberou os seguintes resultados:
1º Classificado “Um sonho de criança” Agrupamento 455 Vermil do Núcleo de Guimarães.
2º Classificado “A partilha” Agrupamento 316 Sande S. Martinho do Núcleo de Guimarães.
3º Classificado “Abílio” Agrupamento 67 Bairro da Encarnação de Lisboa.
Estatuetas douradas EScurtas2010 para:
Melhor Curta “Um sonho de criança” Agrupamento 455 Vermil do Núcleo de Guimarães.
Melhor Realização “Um sonho de criança” Agrupamento 455 Vermil do Núcleo de Guimarães.
Melhor Argumento “Abílio” Agrupamento 67 Bairro da Encarnação de Lisboa.
Melhor Actor Principal personagem Abílio “Abílio” Agrupamento 67 Bairro da Encarnação de Lisboa.
Melhor Actor Secundário Passageiro na paragem do autocarro “A partilha” Agrupamento 316 Sande S. Martinho do Núcleo de Guimarães.
Menção Honrosa “A diferença na Indiferença” Agrupamento 125 Vermoim do Núcleo de Vila Nova Famalicão.
A cerimónia de encerramento do festival contou com um representante da Câmara Municipal de Guimarães, assim como com os chefes de Núcleo da Região e o Chefe Regional de Braga, Ivo Faria, que agradeceu aos presentes e apelou à continuação deste festival, cujo sucesso tem sido notável.
Texto e Fotografia: Alberto Coelho