E eis que amanhece o último de dia de provas da Fase Final do Tecoree 2023. Hasteadas as bandeiras às 07h30, feitos os últimos prognósticos do dia anterior, as 50 equipas em torneio, pelas 08h00, partem com afinco do local onde terminaram as provas do dia anterior. O sino toca, a adrenalina sobre e os pioneiros partem a correr para as provas!
Se por um lado, para que haja provas é importante que haja pioneiros, é importante também que existam juízes de prova e especialistas nas técnicas em torneio. Estes são aqueles que garantem que as provas das equipas, mais do que provas, são autênticos jogos. De facto, todas as 31 provas são arquitetadas de raiz pelos especialistas, ficando estes, por isso, encarregados de orientar os juízes de prova na sua avaliação correta e justa.
Mas este dia foi bastante diferente daqueles que são comuns no CNAE. Hoje choveu em atividade no CNAE, algo que já não acontecia desde 2016. Devido à chuva, foram interrompidos três blocos de provas, o equivalente a 1h30 de torneio. Neste entretanto, além dos pioneiros terem aproveitado para lanchar, partilhar vivências e desabafos sobre as provas, a Equipa de Comunicação da atividade aproveitou para adiantar as gravações do videoclipe da fase final deste ano. É tradição todos os anos ser feita a adaptação de uma música pop ao torneio, sendo que a música de eleição deste ano foi a “Made You Look”, de Meghan Trainor (em breve no YouTube).
A chuva abrandou e os pioneiros voltaram a jogo. Após o almoço o Sol já raiava novamente no céu e o nosso habitual calor de Idanha, mais uma vez, voltou a fazer-se sentir, o que ajudou tanto na repetição de algumas provas, como na reposição das provas dos três blocos adiados.
O dia encaminhou-se para o final com a segunda parte do campeonato de Aro-Maia, destacando-se com mérito a junção da Equipa D. Manuel I, do 223 – Alcochete, e da Equipa Bessie Coleman, do 391 – Antas, no jogo contra o Staff. A noite terminou com a Festa de Campo, um momento de grande animação, mas também competição, com jogos de um minuto, criando-se assim um momento de grande confraternização.
O dia da grande final chegou
As bandeiras hastearam-se uma última vez no Tecoree 2023 Fase Final, esta manhã. Cansadas e curiosas as equipas despertaram com o raiar da manhã, tomaram o pequeno almoço e pelas 08h30 já estavam na Capela do CNAE para a Eucaristia presidida pelo Padre Manuel, Assistente do Agrupamento 681 – Sangalhos.
Após terminar e com os campos desmontados, todos aqueles que estavam no CNAE dirigiram-se para a Eira, para a cerimónia de encerramento, que começou com uma atuação ao vivo da música do videoclip 2023 e a apresentação do mesmo.
Depois da música bem ensaiada, o Chefe Filipe Pontes, responsável pela Equipa de Coordenação do Tecoree, deu seguimento à cerimónia, agradecendo a cada uma das equipas de staff, responsáveis por tornar possível a atividade, enaltecendo os guias de cada equipa, pelo trabalho desenvolvido com os seus elementos.
Por fim, foram anunciadas de modo heroico as 10 melhores equipas do torneio, estando no pódio: em 3º lugar a Equipa Soldado Milhões da Região de Vila Real, em 2º lugar a Equipa Darwin da Região de Lisboa e em 1º lugar, a Equipa D. Afonso Henriques da região de Braga.
Encerrou-se este momento abraçados em roda como irmãos, onde todos os presentes entoaram sentidamente o hino do Tecoree, e com o fim da música, “fica assim o Tecoree, uma história para contar”.
O Tecoree proporcionou momentos únicos onde se fortaleceram laços, dentro das equipas e da III, no geral, em atividade.
Estamos certos de que o Tecoree 2023 cumpriu a sua missão: através da partilha de vivências, experiências e momentos.
Os bravos pioneiros rejubilaram de alegria e puderam criar boas amizades e memórias que ficarão para o resto da vida. É caso para citar Filipe Pontes: “memórias são feitas de momentos e momentos são feitos de pessoas.”