
Jubileu da Juventude com atividade escutista
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
O Papa Francisco nomeou hoje o Cardeal D. Américo Aguiar como Bispo de Setúbal.
D. Américo Aguiar é conhecido pelo seu percurso escutista, a que faz várias referências, pela importância que o Escutismo assumiu no seu percurso, caminho esse que o conduziu ao sacerdócio.
Em entrevista à Flor de Lis, afirmou que «O que sou, como sou, o bem e o mal, o que aprendi, as amizades que fiz, a maneira como me relacionei, teve sempre essa marca» do Escutismo.
A nomeação como Bispo de Setúbal, surge após a sua nomeação para Cardeal, pelo Papa Francisco. D. Américo Aguiar, que assumiu funções como Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, referiu em conferência de imprensa, que não tem um programa ou agenda definidos «Aquilo que o Papa nos pede é ouvir, falar, partilharmos, refletirmos e depois pedirmos ao Espírito Santo que nos diga qual é o caminho. É isso que eu quero fazer com todos os homens e mulheres que naquele território [Setúbal] constroem as suas vidas». Como Bispo de Setúbal quer «rir com quem se quer rir, chorar com quem chora, estar solidário nas dificuldades e sucessos. Ter esta capacidade de me aproximar de todos, todos, todos. É a única coisa que quero concretizar. Eu não sou o salvador da Pátria, não sou o Messias. Não sou nada disso, mas sou um fazedor. E, portanto, toda a gente que precisar de ajuda, pode contar comigo. Estou de mangas arregaçadas com toda a disponibilidade».
D. Américo Aguiar começou o seu percurso escutista nos anos 80, no Agrupamento de Leça do Balio, assumindo posteriormente funções como Assistente Regional do Porto.
Texto: Cláudia Xavier
Fonte: Agência Ecclesia
Fotografia: Gonçalo Pinto
Se vais estar em Roma para o Jubileu da Juventude não podes perder o “Tracce di speranza” (Traços de Esperança).
Enquanto Rovers de todo o mundo exploram o nosso país em mais de 100 rotas, vamos descobrir algumas curiosidades sobre esta grande atividade internacional promovida pela Organização Mundial do Movimento Escutista. O que é, afinal, o World Scout Moot?
Esta manhã, o Parque Tejo, em Lisboa, recebeu a cerimónia de abertura do 16.º World Scout Moot, marcando o início oficial da maior atividade escutista internacional do ano, que decorrerá entre 25 de julho e 3 de agosto em Portugal.
As Regiões Europeias da Organização Mundial do Movimento Escutista (OMME) e a Associação Mundial de Guias e Escuteiros (WAGGS) anunciaram que o próximo Roverway, em 2028 vai decorrer na Suíça.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference
Uma resposta