O encontro contou com a presença de 20 representantes das regiões dos Açores, Algarve, Aveiro, Braga, Leiria-Fátima, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu, com a representação de vários núcleos, tais como Lisboa Oriental, Lisboa Moinhos de Vento, Lisboa Solarius, Porto Terras Santa Maria e Braga Guimarães.
A atividade foi vivenciada de acordo com um imaginário inspirado no Afonso, um jovem com uma consciência ambiental e social muito desenvolvida, que tinha a missão de converter a sua mãe e amigos para um estilo de vida mais justo e sustentável. Ao longo do encontro foram desenvolvidas várias dinâmicas, tais como “O papel do delegado”, “Mostra de Oportunidades Pedagógicas” e partilha de “Boas Práticas”.
No sábado, os delegados tiveram a oportunidade de conhecer melhor os departamentos, os seus projetos e programas, assim como refletirem sobre o seu papel como delegados regionais/núcleo. Houve ainda oportunidade para uma visita ao centro da cidade de Guimarães onde decorria Guimarães Green Week, evento realizado pela Câmara Municipal em parceria com o Laboratório da Paisagem, um parceiro do CNE. Este momento permitiu aos participantes estarem em contacto com diversas entidades ligadas ao ambiente e sustentabilidade, e de participarem em pequenos workshops. O final do dia terminou com uma mostra das diferentes oportunidades pedagógicos desenvolvidas pelos departamentos, permitindo ficarem a conhecer a vasta e diversa oferta de jogos e dinâmicas disponibilizada pelos departamentos para atividades de âmbito regional/núcleo.
No domingo, procedeu-se ao espaço de partilha de “Boas Práticas” das diferentes regiões e núcleos, com a partilha de diversas iniciativas, tais como a newsletter “Sol a Rios”, desenvolvida pelo núcleo Solarius, da Região de Lisboa; o stand criado para promoção e divulgação das oportunidades na área, desenvolvido pela equipa de ambiente e sustentabilidade da região do Porto; e o plano ambiente e sustentabilidade de agrupamento e estrutura de trabalho desenvolvida pela equipa de ambiente e sustentabilidade do núcleo Moinhos de Vento. Houve ainda a oportunidade de partilha de um exemplo de projeto Earth tribe, apresentado pela representante do núcleo Terras de Santa Maria, da região do Porto, que desenvolveu no ano escutista anterior, o desafio Maré de Mudança.
O 4º Encontro de Delegados terminou com uma nota muito positiva pela envolvência de todos os participantes e motivação em unir esforços para aumentar o alcance dos projetos e programas de ambiente e sustentabilidade dentro do movimento, pela enriquecida partilha de ideias, dificuldades e soluções, permitindo criar sinergias entre os departamentos nacionais e os delegados. Esperamos que todos os participantes tenham saído inspirados e motivados, para juntos, continuarmos a lutar por um CNE mais preocupado com o ambiente e sustentabilidade, em todos os níveis da associação.
“Esta atividade foi realizada no âmbito do projeto Scouts4Ocean, financiado pela FEE e Litter less campaign”.