Na passada quinta-feira, nós os lobitos, os nossos chefes e algumas mães, fomos ao santuário de Fátima por dois motivos: o primeiro é que para nós, lobitos, os 3 pastorinhos são exemplos de vida. O segundo é que este ano se festeja o centenário do nascimento de Jacinta.
Durante várias semanas, fomos praticando boas acções, à semelhança de Jacinta, e pétala a pétala, fomos construindo flores para oferecer no dia da peregrinação. A caminho do santuário, conversámos, brincámos, mas também ouvimos os cânticos da peregrinação e ainda rezámos o terço, como faziam os pastorinhos a pedido da Nossa Senhora.
Quando chegámos, assistimos a uma bonita representação sobre a vida de Jacinta, na bela igreja da Santíssima Trindade. Depois fomos para o recinto do santuário para assistir à Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo do Porto. Logo no início, entregámos as nossas florinhas junto ao altar. Éramos cerca de 30 mil crianças a cantar e a abanar os nossos bonés coloridos. No final, o senhor Bispo de Leiria ofereceu-nos uma lembrança: um livrinho sobre a vida de Jacinta e um terço. Antes do almoço, ainda visitámos os túmulos dos três pastorinhos.
Depois, para percebermos melhor como viviam Jacinta, Francisco e Lúcia, fomos aos Valinhos visitar as suas casas. Os nossos chefes também nos ofereceram uma lembrança: um pin com uma bela imagem da Nossa Senhora e dos 3 pastorinhos para pormos no lenço e para nos lembrarmos sempre deste dia.
Texto: André Cardoso Prior, Lobito (com a ajuda da mãe) /// Fotografia: Susana Lázaro