Estes formadores aceitaram o grande desafio de se capacitarem nas diferentes temáticas do E.MS (Escutismo Movimento Seguro) por forma a darem formação aos adultos, e também levarem ferramentas de trabalho para trabalharem com os jovens.
Sob o imaginário de Marcel Callo, “Nunca agradecerei o suficiente a Cristo por me ter mostrado o caminho que agora estou a percorrer”.
Iniciámos no dia 21 de setembro com uma breve sessão on-line “Abrir-me à Graça e Misericórdia” – onde foi apresentado o símbolo da Balança. Símbolo de contraponto entre boas e menos boas decisões, símbolo de verdade e justiça. Uma breve explicação do E:MS na Formação inicial, e do funcionamento da formação a realizar.
No dia 23 de setembro, já em Fátima, “ Deixar-me conduzir gradualmente por um Amor maior que me ama sempre”. Aqui sob o símbolo do chapéu, símbolo de proteção, trabalhámos as temáticas das Dependências, Bullying, Relação Educativa e Abusos e por fim Reportar.
Um horário exigente, mas preenchido com formadores especialistas nas diferentes temáticas. Nas dependências ( Raul Melo/SICAD), Bullying ( Susana Fonseca/ ISCTE), Relação Educativa e abusos/ Reportar ( Rute Agulhas e Joana Alexandre/ Grupo VITA).
No dia 24 de setembro, “ Agradecer e comprometer-me com o meu próprio caminho” sob o símbolo do lenço, sinal de caminho e compromisso, debatemos a Política e Boas Práticas, bem como a Internet Segura e o Curso E:MS.
No tema da Internet segura tivemos o apoio do Inspetor João Marques / Polícia Judiciária, e nos restantes temas a Equipa Nacional dos Adultos.
As formações foram bastante ricas em partilha, dinâmicas e ferramentas de trabalho. A acrescentar a todas estas temáticas, foram apresentadas boas práticas para a realização da formação on-line, e toda a formação realizada foi avaliada e acompanhada na Plataforma Cordilheira.
Temos de estar gratos pela partilha entre todos, pela disponibilidade dos formadores presentes, e por TODOS aceitarem o convite de fazer Caminho!