D. Américo Aguiar: Um escuteiro nomeado Cardeal

Conhecido pelo seu percurso escutista, do qual se orgulha, D. Américo Aguiar é nomeado hoje Cardeal, no Consistório 2023, que decorre na Praça de São Pedro, no Vaticano, a partir das 9h00 horas de Lisboa (10h00 locais).

Foi nos anos 80 que o Escutismo surgiu na vida de D. Américo Aguiar, no Agrupamento de Leça do Balio e, anos mais tarde, como Assistente Regional da Região do Porto. Explica muitas vezes que a origem do gosto pelo Escutismo nasceu no fascínio pela banda desenhada, mais concretamente através do Zezinho, Huguinho e Luisinho, sobrinhos do Pato Donald e do Tio Patinhas. Em entrevista à Flor de Lis, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), explicou que «o que sou, como sou, o bem e o mal, o que aprendi, as amizades que fiz, a maneira como me relacionei, teve sempre a marca (do Escutismo)».

Inspirado pela vontade de fazer mais, sempre tentou deixar o mundo um pouco melhor em todas as funções que lhe foram confiadas. Mais recentemente, assumia funções como bispo auxiliar de Lisboa e foi nomeado Presidente da Fundação da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que se realizou na capital portuguesa entre os dias 1 e 6 de agosto. Um evento que juntou em Lisboa milhares de jovens católicos de todo o mundo.

Essa dedicação foi reconhecida pelo Papa Francisco que, anunciou no dia 9 de julho a realização do Consistório 2023, a 30 de setembro, com a criação de 21 novos cardeais, incluindo D. Américo Aguiar que, apesar de surpreso com a nomeação, disse que esta foi uma homenagem aos jovens, para que fossem protagonistas da história. Acrescentou ainda que «eu sou escuteiro, portanto não tenho grande problema quanto à geografia, às latitudes e longitudes. Aquilo que o Papa Francisco precisar, e se ele achar que tenho possibilidades de concretizar, pode contar».

Há poucos dias, D. Américo Aguiar foi também nomeado bispo de Setúbal, como noticiado aqui, na Flor de Lis.

Com início marcado para as 10h00 locais (9H00 em Lisboa), realiza-se hoje Praça de São Pedro, no Vaticano, o nono Consistório do atual Pontificado. Por ordem de criação dos 21 novos Cardeais, D. Américo Aguiar será o 17º.

Aos 49 anos de idade, D. Américo Aguiar será o segundo membro mais jovem do Colégio Cardinalício e o quarto cardeal português criado no atual Pontificado.

«É graças ao Escutismo, ao Método Escutista, ao trabalho em equipa, que me sinto como peixe na água»

Em entrevista no Vaticano, explicou que «Desde que fui júnior, nessa altura era essa a nomenclatura, fui parte de uma equipa, e depois de outra equipa, e depois de outra equipa, e agora estou a entrar numa nova equipa, no colégio Cardinalício».

Reconhece também o papel do Escutismo no seu percurso, porque «É graças ao Escutismo, ao Método Escutista, ao trabalho em equipa, que me sinto como peixe na água em qualquer equipa que seja necessário fazer parte. Termos consciência das capacidades, dos dons, das fragilidades, dos problemas de todos e de cada um, e em cada momento a equipa agir como tal, para corresponder aos desafios, aos projetos, e às aventuras que nos são colocadas. Esta é uma aventura que acolho de coração aberto, mas acolho com a consciência que é assim, parece fácil, porque foi no CNE, foi no Escutismo desde pequenino que aprendi que em equipa tudo é possível. Portanto, venha lá esta nova equipa do Colégio Cardinalício, desde que estejamos “Sempre Alerta”». Vê aqui o vídeo

Vê na galeria alguns momentos do percurso escutista de D. Américo Aguiar.

Texto: Cláudia Xavier

Reportagem em Roma é desenvolvida em parceria pelos seguintes órgãos de comunicação social ou gabinetes de imprensa: Agência Ecclesia, Associação de Imprensa de Inspiração Cristã, Flor de Lis/CNE, Conferência Episcopal Portuguesa, Diário do Minho, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre e Ponto SJ.

Fotografias: Arquivo CNE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.