
Explorer Belt voltará a desafiar escuteiros em 2026
Marca já na agenda! As inscrições para a próxima edição do Explorer Belt decorrem em setembro e a atividade irá acontecer de 8 a 24 de agosto de 2026, na Roménia.
De 29 de setembro a 1 de outubro teve lugar na Pampilhosa do Botão, região de Coimbra, o IV Encontro Nacional de Clãs Académicos e Universitários (ENCAUS).
Esta atividade surgiu em 2016 com o propósito de partilhar conhecimentos e vivências no seio dos Clãs Académicos e Universitários e, em 2023, chegou ao Centro Escutista da Vera Cruz para a sua quarta edição.
O IV ENCAUS ficou marcado por várias dinâmicas sob a alçada do imaginário do Wall-E onde os vários caminheiros provenientes de Clãs Universitários e Académicos de Aveiro, Beira Interior, Porto, Lisboa, Coimbra e Castelo Branco se fundiram e formaram tribos alusivas à temática. Desde momentos mais lúdicos e divertidos de jogo e trabalho em equipa a momentos de serviço em campo, houve também tempo para aprofundamento espiritual e de partilha entre caminheiros e dirigentes sobre as suas realidades, opiniões e vivências.
Este encontro foi preparado pelo Clã Universitário de Coimbra, a convite da ClaRAs (Equipa Nacional para os Clãs Académicos), e estiveram presentes cerca de trinta caminheiros provenientes de seis Clãs Académicos e Universitários e quatro dirigentes acompanhantes. Este ENCAUS teve como principais objetivos a promoção do encontro de caminheiros pertencentes a este tipo de Clãs cultivando o sentimento de pertença e a partilha de boas práticas e de vivências neste âmbito.
Outros fins que se procuraram alcançar nesta atividade foi fundar um espaço de reflexão em prol do melhor funcionamento do Clã e ainda a promoção da construção de um referencial comum.
Texto e Fotografias: Leonor Moura.
Marca já na agenda! As inscrições para a próxima edição do Explorer Belt decorrem em setembro e a atividade irá acontecer de 8 a 24 de agosto de 2026, na Roménia.
Após décadas de estreita colaboração entre a Organização Mundial do Movimento Escutista (WOSM) e a WWF International, centrada na promoção da educação ambiental, foi anunciada a decisão de não renovação do acordo de parceria global entre ambas as organizações.
O Contingente de Portugal da Federação Escutista de Portugal (FEP) ao Moot 2025 juntou-se de 25 a 27 de abril na Quinta do Escuteiro, na Batalha.
Já saiu fumo branco da chaminé da Capela Sistina! O Cardeal Robert Prevost, Papa Leão XIV foi eleito hoje, 8 de maio, no segundo dia do conclave.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference