O III Rover Açoriano decorreu de 26 a 31 de Julho e reuniu 150 escuteiros que durante uma semana participaram num acampamento volante na ilha de São Jorge.

Com a base e apoio logístico na freguesia da Urzelina, todos os participantes percorreram a pé, através dos trilhos existentes, toda a ilha e as belas Fajãs, convivendo e estudando a flora – plantas endémicas, medicinais e exóticas, que existem em abundância em S. Jorge.

O III Rover Açoriano, actividade que se realiza de quatro em quatro anos, teve como tema a expressão “O Grito”,sendo lançado o desafio a cada jovem participante de viver uma proposta de valores que assenta em cinco dimensões – Caminho, Promessa, Comunidade, Serviço e Partida e caracteriza-se pela disponibilidade dos jovens colocarem o tempo das suas férias ao serviço da comunidade e de valores essenciais para a prática de estilos de vida saudável e uma vivência cristã mais completa.

Os jovens Caminheiros funcionaram em Equipas e Clãs, sendo-lhes proporcionados, por um lado, momentos de formação, ao nível do conhecimento e do crescimento pessoal, abordando-se temas como: O voluntariado e a cidadania activa, a igualdade de oportunidades; A prevenção e combate às toxicodependências; e por outro lado, momentos de reflexão e raids espirituais, com meditação sobre temas: simbologia, mística e metodologia da secção; Como trilhar caminhos de felicidade;Promessa -dedicação e entrega; para tratar a área espiritual e reforçar a identidade do Corpo Nacional de Escutas, como escutismo Católico.

O chefe nacional do CNE, Carlos Alberto Pereira, que pela primeira vez esteve em S. Jorge, apelou à vivência de um Homem Novo, apanágio dos Caminheiros, evocou o que está escrito no refrão do hino da actividade, vivendo cada Caminheiro, Como viajante, Como cavaleiro andante, Falando ao semelhante, Com a voz do coração, sendo assim semeadores de Esperança, nesta ilha de Esperança e de S. Jorge e também construtores da Paz neste mundo em que vivemos.

No final o chefe regional, Pires Luís lançou o repto para 2013, altura em que os Açores irá receber o XIII Jamboree dos Açores, na ilha de São Jorge, com a presença de 2013 jovens escuteiros.

Texto: Susana Micaela Santos /// Fotografia: Junta Regional dos Açores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

Lobitos da Madeira «à procura do Dom» no Dia do Lobito 2025

A Junta Regional da Madeira realizou mais uma edição do Dia do Lobito, que reúniu cerca de 200 Lobitos vindos de vários agrupamentos da Região. A atividade decorreu na Ilha do Porto Santo entre os dias 3 e 5 de outubro sob o mote “À procura do Dom” e inspirada no imaginário do filme “Encanto”.

Foram 24 horas de Serviço no “24 às Cegas”, na Região de Leiria-Fátima

Nos passados dias 29, 30 e 31 de agosto, realizou-se a atividade “24 às Cegas” na Quinta do Escuteiro, Região Leiria-Fátima. Esta atividade é aberta a Caminheiros, Candidatos a Dirigente e Dirigentes de todo o país, que se propõem a 24 horas de Serviço à comunidade “às cegas”, sem saberem de antemão que tarefas os esperam.

Mais uma edição do Down River!

De 4 a 7 de setembro, a povoação de Várzea de Pedro Mouro, no concelho da Sertã, recebeu mais uma edição do “Down River”, organizada pelos agrupamentos 44 Tomar e 542 Entroncamento.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade