Sentir a Terra no Jota-Joti!

Realizou-se este fim de semana mais uma edição do Jota-Joti. A Estação Nacional, recebida em Évora, foi animada pelo tema deste ano: Sente a Terra.

Outubro é o mês dedicado à atividade Jota-Joti. Esta atividade internacional, junta escuteiros através do radio e da internet e mostra que valores como a cidadania e a amizade estão de mãos dadas com o escutismo.

Este ano a Estação Nacional do Jota-Joti foi recebida em Évora, onde participaram mais de 500 escuteiros, que se juntaram também para a abertura do ano escutista de Évora.

Na sexta-feira, dia 20 de outubro, o Jota-Joti arrancou com a transmissão da mensagem do Chefe Nacional do CNE, Ivo Faria, seguindo-se a mensagem da AEP e também da AGP.

Através das ondas da rádio, de frequência em frequência, um pouco por todo o país foram sendo feitos registos e enviadas mensagens, com a ajuda de radioamadores, para vários pontos do mundo. Se dúvidas houvesse nos registos, nada que um mapa mundo não resolvesse, para que Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros pudessem colocar o seu pin no mapa! O Jota continuou a demonstrar a verdadeira essência do Jamboree no Ar.

Por sua vez, o Joti é adaptado aos novos tempos. Através do computador participaram no chat e participam nos jogos organizados pela WOSM.

No Campsite, o site oficial do Jota-Joti, organizado num acampamento virtual, foi possível dinamizar várias atividades.

Estação Nacional do Jota-Joti, em Évora

Na Estação Nacional do Jota-Joti foram dinamizados vários jogos, em que os vários escuteiros participaram através de equipas verticais, compostas por elementos de todas as secções dos seus agrupamentos. Com o tema “Elemental”, a atividade fez a ligação ao tema do Jota-Joti, “Sente a Terra”, e alertou os jovens para a necessidade urgente de estarem atentos ao meio ambiente e à importância da preservação dos ecossistemas. Cartões QSL, Scoutspolio, Comunicações, Telefones de Lata, Chave Morse, Walkie Talkies, Bolas de Sabão, entre outros. Estiveram também presentes entidades parceiras, como a GNR, com uma demonstração Cinotécnica, os Bombeiros Voluntários de Évora, com uma demonstração dos veículos de emergência, e a PSP, com a presença da Brigada Ambiental e a equipa de Busca e Salvamento. A Câmara Muncipal de Évora foi também parceira nesta atividade, através da disponibilização do complexo de Piscinas Municipais.

A noite de sábado, dia 21 de outubro, foi também reservada para que todos os presentes participassem na Eucaristia, presidida por D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo de Évora, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, em Évora. Na Eucaristia foi ainda realizada a tomada de posse no novo Assistente Nacional, Pe. Daniel Nascimento, onde marcaram presença várias chefias regionais e João Armando Gonçalves, Presidente da Mesa dos Conselhos Nacionais.

Hoje, foram dinamizadas algumas atividades, devidamente adaptadas tendo em conta os avisos meteorológicos de mau tempo. O Jota-Joti regressa no próximo ano, para ser cada vez mais sinónimo de comunicação, proximidade e descoberta!

Vê na galeria de imagens alguns dos melhores momentos do Jota-Joti!

Texto e Fotos: Cláudia Xavier

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.