A Universidade Católica, em Lisboa recebeu esta iniciativa. O objectivo das mesas redondas e intervenções foram reflectir sobre a sociedade e a juventude em Portugal, e respectivas tendências num contexto de globalização, e conhecer os principais desafios pedagógicos no quadro das diversas áreas de desenvolvimento pessoal, identificar acções e iniciativas que respondam aos desafios emergentes e perspectivar os desafios e motivações do voluntariado na sociedade contemporânea.
Para auxiliar a reflexão dos responsáveis escutistas, foram convidados oradores da sociedade civil. O objectivo do CNE foi ouvir pessoas fora do escutismo para que o escutismo não fique ‘fechado’ sobre si mesmo, mas alargue horizontes e possa conhecer outras perspectivas.
O evento teve lugar no Campus da Palma de Cima, em Lisboa, e contou com cerca de 65 participantes. Entre os oradores destacou-se Mário Crespo, jornalista da SIC, e Catalina Pestana, ex-provedora da Casa Pia. Foram também oradores convidados Kátia Almeida e Patrícia Sarmento, da Associação de Solidariedade Social Pressley Ridge, Pe. Alfredo Teixeira, da Universidade Católica, João Paiva, da Faculdade de Ciências do Porto, Rui Marques, do Fórum Estudante e Pedro Brito, da Jason Associates.
Texto: Ricardo Perna /// Fotografia: António Theriaga