A tradição do presépio

O Presépio é um dos símbolos mais importantes do Natal. Representa o nascimento de Jesus Cristo e é uma tradição do Natal que foi criada por São Francisco de Assis no século XIII.

A tradição do presépio começou, há 800 anos atrás, mais propriamente ao século XII e com um frade católico: São Francisco de Assis, representando o nascimento de Jesus. A tradição é o presépio ser montado no primeiro dia do advento e desmontado no dia de Reis, a 6 de janeiro.

A história conta-nos que estava São Francisco de Assis no ano de 1223, a passar o Natal, em Greccio, perto de Roma resolveu contar a história do nascimento de Jesus, mas esta envangelização não foi fácil, pois os habitantes desta terra eram pouco instruídos. Então São Francisco teve a ideia de construir um cenário que mostrasse a história do nascimento do Menino Jesus, de forma que os habitantes a percebessem melhor. E foi, nasceu esta tradição e foi sendo consolidada, e adotada por todos os locais cristãos.

Com a evolução dos tempos o presépio foi se tornando uma obra mais completa e com as personagens a ganharem ainda mais relevância. Do presépio temos como figuras principais Jesus, filho de Deus, que desceu à terra para salvar a humanidade dos seus pecados, na noite de 25 de dezembro é colocado na manjedoura, onde de um lado temos a Maria, sua mãe e do outro José seu pai, juntos num estábulo, com os animais que reconhecem a divindade de Jesus. Para juntar a este cenário ainda temos rios e riachos, pastores para acolher o menino, o anjo que deu a boa nova, a estrela que guia os Reis Magos até ao estábulo, para oferecer ouro, incenso e mirra ao Salvador.

Existem algumas mais curiosidades sobre o Presépio. Sabes que cada animal tem um significado? O burro simboliza a humildade do povo pagão, o boi representa a bondade, a força e o povo hebreu, o galo é quem anuncia a boa nova da chegada de Jesus, e as ovelhas representam que Jesus veio a este mundo para sacrificar-se pela nossa salvação.

A Gruta onde São Francisco recriou o primeiro Presépio tornou-se um local de peregrinação. A tradição de montar o Presépio foi sendo consolidada através dos padres franciscanos.

Agora que conheces melhor a história do Presépio, também tu podes passar a sua mensagem!

Texto: Susana Micaela Santos e Matilde Gonçalves.

Imagem: CNE. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.