
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
No decorrer do Congresso, após os plenários, seguiram-se as sessões paralelas com o objetivo de aprofundar o tema desenvolvido em plenário.
Neste primeiro dia de congresso os grandes temas foram: a Comunidade e a Sustentabilidade. Os participantes tiveram a oportunidade de escolher a temática que queriam aprofundar e saber mais.
A Juventude da Cruz Vermelha, foi uma das opções, pela voz da Andreia Miranda, do gabinete de juventude da Cruz Vermelha Portuguesa e antiga escuteira a região de Braga, que falou sobre a sua experiência de voluntariado internacional e deu a conhecer um departamento pouco conhecido da associação humanitária. As delegações locais realizam projetos e recebem jovens de vários países que veem fazer voluntariado para o nosso país.
O Agrupamento na Comunidade, foi outra temática que se desenvolveu com o exemplo do agrupamento 159, Portimão. Em conjunto com a proteção civil local, o agrupamento está em prontidão para apoiar na alimentação dos bombeiros em caso emergência. Ainda houve tempo para falar no Projeto Rafiki, um projeto que nasceu na região de Leiria-Fátima e ainda o envolvimento no tecido do associativismo que contou com o testemunho da Daniela Casimiro no Rafiki e o Gonçalo Ayala no associativismo.
Já o sol se tinha posto e a Sustentabilidade apareceu com força igualmente nas sessões paralelas, com diferentes formas, falou-se da sustentabilidade dos recursos humanos do CNE a longo prazo, a sustentabilidade ambiental, sustentabilidade financeira e ainda a sustentabilidade na cidadania global.
Texto: Matilde Gonçalves.
Fotografias: Gonçalo Pinto e António Rendeiro.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.