
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
O tema Sustentabilidade esteve igualmente em destaque em plenário. Um momento não só de reflexão, mas também de alerta para práticas diárias importantes.
Sustentabilidade foi uma das áreas de reflexão deste Congresso do Centenário, onde se pretendeu mais do que qual a responsabilidade de todos no planeta, discutir como podemos ser agentes ativos na prevenção do nosso ambiente, integrando práticas sustentáveis na essência do movimento escutista.
A noção de que cada atitude que tomamos e fazemos, e o impacto que tem não só no presente como num futuro próximo foi igualmente debatido. Todos os escuteiros são chamados a ser os “guardiões” do meio ambiente e assim em conjunto cuidar na casa comum partilhada por todos.
Pretendeu-se assim, mais do que uma reflexão, chamar a atenção à ação e ás práticas diárias, imprescindíveis, e ao legado que ficará para as gerações futuras.
Deste plenário fizeram parte os oradores Tiago Carrilho, especialista como Head of Sustainability Training na BCSD Portugal, que abordou a sua perspetiva sobre a temática da sustentabilidade. Onde realçou que sustentabilidade é tão bem descrita na frase tão conhecida entre escuteiros “Deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrámos”.
Do painel fez parte também a, Bastonária da Ordem dos Biólogos, Maria de Jesus Fernandes, que reforçou a importância da forma como tratamos o planeta “Não é somente o Planeta que “sofre” com a sustentabilidade, ou falta dela, pois não existe um planeta B”. Realçou ainda que todos os escuteiros, e o próprio CNE têm de ser fatores de mudança, não só individual, mas também em grupo.
A moderar este painel esteve o caminheiro Diogo Ricardo, da Região de Portalegre e Castelo Branco, com a sua experiência como membro do departamento nacional do ambiente.
Texto: Susana Micaela Santos.
Fotografias: Gonçalo Pinto, António Rendeiro.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.