Esta atividade está pensava para todos os jovens entre os 18 e 25 anos terem a oportunidade de conhecer escuteiros do mundo, desenvolver novas competências individuais e de grupo, bem como criar ações de voluntariado com forte ligação às comunidades.
Pela primeira vez numa atividade internacional os participantes são chamados e desafiados a fazer a proposta de caminho, atividades e vivências a ter.
O Moot em Portugal está dividido em duas partes, a primeira a que chamamos Path (trilho) onde são os jovens que decidem que terras portuguesas querem conhecer, que áreas querem intervir bem como atividades a fazer. Na segunda parte os participantes vão viver atividades propostas pela equipa de organização.
Para a primeira parte estão a ser pedidos path leader, participantes que vão propor estes paths para os quatro dias, cinco noites. Estes têm um orçamento a cumprir, onde devem incluir propostas de alimentação, local de pernoita, atividades e tudo que é preciso. Podem apresentar propostas em quatro áreas distintas: natureza e aventura, vida e espiritualidade, sociedade e política e cultura e artes.
No final as propostas vão estar a votação para todos os participantes e apenas 100 paths vão ser escolhidos. Durante estes dias todos os participantes vão estar divididos pelos vários paths.
Um desafio que apelamos aos jovens do CNE que possam candidatar-se a path leader. Em contrapartida para além da experiência única que é organizar uma atividade mundial têm um desconto de 70% na inscrição. Para se inscrevem como path leader basta irem ao site do Moot e preencher o formulário de intenção.
Se preferirem ser apenas participantes a inscrição é feita via contingente nacional da FEP – Federação Escutista Portuguesa.
Para a segunda parte do Moot os path leader e participantes juntam-se todos no Buçaquinho Scout Center para acamparem durante quatro dias e vivenciarem o melhor de um acampamento internacional. Aqui também vão poder conhecer Ovar, ter atividades marítimas, conhecer a cultura portuguesa e a possibilidade de fazer mais de uma centena de workshops.
O último Moot realizou-se na Islândia em 2017. É agora a vez de Portugal e a FEP organizar, depois do Moot da Irlanda ter sido cancelado devido à pandemia.
A atividade que vai decorrer de 25 julho a 3 de agosto de 2025, vai trazer 5000 escuteiros de todo o mundo, ao qual se vão juntar mais de 1000 adultos para ajudar na organização.