Edição 2024 das Jornadas Nacionais de Radioescutismo

Realizaram-se no fim-de-semana de 17 e 18 de fevereiro, as Jornadas Nacionais de Radioescutismo 2024. Foram mais de 80, os escuteiros que se reuniram no Campo de Formação Padre Horácio Cura, na Palhaça, Região de Aveiro, para aprofundar os seus conhecimentos sobre Radioescutismo.

Pela primeira vez na história desta atividade contámos com elementos de todas as secções, numa explosão de energia e cor! Eram 22 Lobitos, 5 Exploradores, 12 Pioneiros, 3 Caminheiros, 35 Dirigentes e 5 elementos da FNA, provenientes de 12 das 20 Regiões do CNE: Açores, Algarve, Aveiro, Coimbra, Évora, Lamego, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu.

O Programa, muito rico em oportunidades educativas, foi dividido em Níveis 1 e 2, adequado à idade e ao nível de conhecimento dos participantes.

Os mais novos, deliraram com o workshop da Chave de Morse. Não só aprenderam a construir a Chave, como a comunicar através dela. O entusiasmo era contagiante, ao som de cada beep.

Em simultâneo, havia 3 raposinhas escondidas pelo campo! E o compromisso de as encontrar no jogo da Caça à Raposa, numa missão de resgate, foi o pretexto perfeito para os ver correr e saltar, num dia magnífico de sol, desfrutando do contacto com a Natureza!

Não menos importante, é conseguirmos comunicar quando todas as outras formas de comunicação não estão disponíveis. No workshop dos Códigos: Q, J e Alfabeto Fonético, aprenderam os códigos e trocaram mensagens através do uso de PMRs. No fim do dia, não havia segredos em mensagens codificadas!

Enquanto decorriam as atividades deste nível mais básico, os participantes de nível mais avançado debruçavam-se sobre temas mais complexos, como:
Teoria de Antenas e aplicação prática (construção e afinação de antenas 2m e HF, baluns, PLs,…); Wires-X e Echolink, um workshop bastante interativo e interessante sob o ponto de vista de troca de experiências e conhecimento, sempre muito enriquecedor; SDR – Software Defined Radio, onde ficaram a saber que serve para fazer uso do mesmo preceito dos Rádios Físicos usando Hardware e Software que permita o mesmo nível de receção e emissão e Propagação explicando a reação diária, ciclo e as condições para se obterem bons contactos. Temas que envolvem questões de física e de matemática que fazem parte das matérias escolares dos adolescentes e jovens, permitindo-lhes perceber que as oportunidades de crescimento são infinitas se as soubermos aproveitar. Não só houve espaço para partilha de conhecimento, como mostraram na prática como é que esse conhecimento se aplica, àqueles que nunca tinham podido ver ao vivo esta dinâmica de, por exemplo, pôr uma antena a funcionar e também todo o ambiente e trabalho necessários para que as comunicações sejam possíveis.
Um ponto alto destes ateliers foi ainda a possibilidade de se reencontrarem escuteiros, radioamadores, amigos, a quem nunca falta o assunto e para quem o tempo é sempre pouco para pôr a conversa em dia!

Mas alguns dos temas abordados eram transversais a todos os níveis.

No JOTI – Ferramentas, explicaram-se as diversas ferramentas e formas de comunicar no JOTI, nomeadamente o Scoutlink, que é um serviço digital de comunicação que fornece um ambiente controlado para Escuteiros e Guias em todo o mundo. Funciona todos os dias do ano com um alcance global, disponibilizando chat de texto através do Webchat/Rede de IRC, fórum Discourse, jogos no servidor Minecraft e chat por voz no TeamSpeak. Ficaram a saber que há outras ferramentas que têm vindo a ser utilizadas, nomeadamente o Discord, Zoom, Google Meet, Teams e Skype, desde que usadas em segurança e sempre com a supervisão de um adulto.

Muitos são os que participam no JOTA, mas não sabem o que envolve toda a preparação e montagem da estação uma vez que este trabalho normalmente é feito pelo radioamador. O workshop Montar uma antena e estação para o JOTA foi muito interessante, porque permitiu perceber como é que tudo é feito para que as comunicações no JOTA sejam possíveis.

Como ser radioamador é sem dúvida um assunto que despoleta muita curiosidade entre todos os que participam e organizam o JOTA-JOTI. Sendo que o JOTA não é possível realizar-se sem um radioamador, a realidade é que muitos dos radioamadores escuteiros se tornaram radioamadores por causa do Escutismo. E a base da sua entrega a este tipo de comunicações via rádio reside na dinâmica desta atividade mundial, para permitir que esta fantástica oportunidade pedagógica seja dada aos escuteiros dos seus agrupamentos/núcleos/regiões.

Fez-se um enquadramento das Comunicações em termos da sua evolução, no seu contexto atual e de futuro, falou-se dos equipamentos a utilizar no CNE, explicando quais são os que carecem de licença e os que não, alertando para a frequência em que podem ser usados, potências de emissão, certificação, entre muitos outros pontos de interesse e relevância.

Mais um dos temas abordados foi o JOTI – Bureau/Minecraft onde se mostrou que, a par com toda a atividade nacional, o Bureau Mundial disponibiliza uma série de dinâmicas online. Os códigos individuais atribuídos no registo, permitem participar num divertido Puzzle do Jamboree (JamPuz) que só pode ser completo através das comunicações e das trocas desses IDs. O Minecraft e a possibilidade de se encontrarem com outros escuteiros em todo o mundo e participarem em mini-jogos que os ajudam a crescer e a trocar experiências e conhecimento enquanto se divertem, foi o delírio dos mais novos, que tiveram oportunidade de jogar e explorar os mundos, enquanto outros comunicavam via Scoutlink, pondo em prática o que aprenderam! Não esquecendo o Kahoot onde testaram os seus recém-adquiridos conhecimentos com imenso sucesso e explosão de alegria a cada resposta certa!

Um ponto alto destas Jornadas Nacionais de Radioescutismo foi o Fogo de Conselho, onde reinou a alegria e boa disposição inerentes à felicidade que é estar em campo e partilhar tanto, com tantos, de forma tão genuína e especial. Quem pensa que o Radioescutismo não é para os mais novos, havia de ver os teatros que eles prepararam e com os quais nos fizeram rir relacionados com esta temática! Nunca é tarde para aprender, nem cedo para começar. Entre outras brincadeiras, canções, abraços, danças e risos, muitos risos, ainda fizeram espetadas de marshmallows na fogueira.
Foi a primeira vez que tivemos todas as secções em campo e foi também a primeira vez que se realizou um Fogo de Conselho nas Jornadas, um momento único!

Para completar, a Ceia Regional contou a partilha de algo característico trazido de cada Região, um momento especial de convívio entre todos.

A Avaliação foi muito positiva, sem deixar de mencionar o acolhimento e condições excelentes que o Centro de Formação Padre Horário Cura, nos proporcionou.

Com a bênção do S. Pedro que nos brindou com dois dias magníficos de sol, houve uma simbiose perfeita entre todos nós e a Natureza.

E agora, é hora de preparar a próxima aventura! Fiquem atentos!

Texto: Departamento Nacional de Radioescutismo

Fotografia: Nuno Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.