Os bispos e cardeais da Congregação, reunidos no Vaticano a 10 de Janeiro, legitimaram o estatuto do Padre Jacques Sevin como «venerável» e de acordo com o Cardeal Angelo Amato, presidente da Congregação, o Papa Bento XVI deverá autorizar a publicação do decreto, em finais de Junho, em que são reconhecidas as virtudes do padre jesuíta.
Segundo a agência de informação I.Media, especializada em notícias do Vaticano, esta decisão surge após a causa de beatificação ter sido iniciada em 1990. Agora, os feitos do Pe. Jacques Sevin serão analisados pela Congregação para as Causas dos Santos para que seja atribuído o milagre ao fundador dos Scouts de France que permita a sua beatificação.
Os primeiros passos das ideias do Padre Sevin foram dados na Bélgica, onde clandestinamente criou em 1918, o primeiro grupo de escutismo católico. Em 1920 regressou a França, onde foi um dos fundadores dos Scouts de France.
Baden-Powell afirmou que «só a Igreja Católica entendeu o escutismo como eu o sonhei». A vontade de Jacques Sévin implementar o escutismo católico, fez com que nascesse uma grande amizade com Baden-Powell. O fundador do escutismo chegou a dizer que a obra do Padre Sevin foi «a melhor realização do meu pensamento».
Texto de: Cláudia Martins. Fotografia de : Arquivo CNE.