A Congregação para as Causas dos Santos, da Santa Sé, aprovou esta terça-feira a «heroicidade das virtudes» do fundador do escutismo católico em França.

Os bispos e cardeais da Congregação, reunidos no Vaticano a 10 de Janeiro, legitimaram o estatuto do Padre Jacques Sevin como «venerável» e de acordo com o Cardeal Angelo Amato, presidente da Congregação, o Papa Bento XVI deverá autorizar a publicação do decreto, em finais de Junho, em que são reconhecidas as virtudes do padre jesuíta.

Segundo a agência de informação I.Media, especializada em notícias do Vaticano, esta decisão surge após a causa de beatificação ter sido iniciada em 1990. Agora, os feitos do Pe. Jacques Sevin serão analisados pela Congregação para as Causas dos Santos para que seja atribuído o milagre ao fundador dos Scouts de France que permita a sua beatificação.

Os primeiros passos das ideias do Padre Sevin foram dados na Bélgica, onde clandestinamente criou em 1918, o primeiro grupo de escutismo católico. Em 1920 regressou a França, onde foi um dos fundadores dos Scouts de France.

Baden-Powell afirmou que «só a Igreja Católica entendeu o escutismo como eu o sonhei». A vontade de Jacques Sévin implementar o escutismo católico, fez com que nascesse uma grande amizade com Baden-Powell. O fundador do escutismo chegou a dizer que a obra do Padre Sevin foi «a melhor realização do meu pensamento».

Texto de: Cláudia Martins. Fotografia de : Arquivo CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.

89 noites em campo irlandês

Foi no dia 2 de março que apanhei o avião que me levaria a uma das maiores aventuras que o Escutismo me proporcionou: ser voluntária da temporada de primavera em Larch Hill Scout and Guide Centre, um dos 4 campos escutistas nacionais irlandeses, localizado a 40 minutos de Dublin.

FEP prepara-se para o Jamboree Mundial na Polónia em 2027

A Federação Escutista de Portugal, articulada com o CNE e a AEP, prepara a sua participação no 27.º Jamboree Mundial do Escutismo, que terá lugar entre 30 de julho e 8 de agosto de 2027, na ilha de Sobieszewska, em Gdańsk, na Polónia.

Flor de Lis
Visão geral de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer-lhe a melhor experiência possível. As informações das cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você volta ao nosso site e ajudar a nossa equipa a entender quais as seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Mais informações sobre nossa Política de Privacidade