Representantes do CNE reunidos em Viana do Castelo

O Conselho Nacional de Representantes (CNR) está a decorrer em Viana do Castelo, durante os dias 2 e 3 de março para aprovação de documentos.

O Conselho Nacional de Representantes (CNR) está reunido, no Centro Pastoral Paulo VI, em Viana do Castelo. Estão presentes 183 representantes das diversas regiões escutistas. O primeiro dia de CNR começou com as boas vindas do Chefe Regional da região que acolhe este conselho.  O Chefe Henrique Amorim desejou a todos um bom fim de semana, esperando que se sintam em casa.

De seguida tomou a palavra o Presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre que saudou todos os presentes reforçando a importância do trabalho que o Escutismo desenvolve na sociedade em geral e nas comunidades em particular. Agradeceu o trabalho diário que é feito e ainda a forma como o dinamizam.

Foi feita uma pequena homenagem ao antigo Chefe Nacional do CNE, Luís Lidington, que faleceu há poucos meses. A sua paixão pelo escutismo foi realçada, assim como, a forma como sempre o viveu.

No período anterior à ordem do dia foi apresentado pelo professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), o projeto de investigação universitária que pretende estudar a importância do sistema de educação não formal no desenvolvimento de profissionais felizes no local de trabalho, quem tem contado com a colaboração e participação do CNE e de vários escuteiros.

Já no período da ordem do dia os vários secretários da Junta Central apresentaram e realçaram algumas atividades e projetos que se estão a desenvolver.

De seguida, após o vídeo de apresentação do Relatório e Contas 2022-2023 foi aberto um período longo de debate e discussão do documento para a sua votação. Após os devidos esclarecimentos o documento foi aprovado pela maioria dos representantes.

A proposta de alteração do valor da quota nacional foi retirada pelos proponentes a Junta Regional de Braga e das Juntas de Núcleo de Braga.

Seguiu-se a apresentação do Plano e Orçamento 2024-2025. Este documento foi a discussão, debatido e foram vários os representantes que deixaram sugestões para futuras melhorias. Os representantes aprovaram o documento.

Passou-se a apresentação da proposta de Inclusão do Curso Escutismo: Movimento Seguro no Percurso Inicial de Formação. Esta proposta foi debatida intensamente pelos representantes demonstrando diferentes opiniões e formas de valorizar a formação, reforçando a importância da formação contínua.

Esta proposta foi a votação na generalidade e foi aprovada pela maioria dos presentes.

A Junta Central apresentou uma proposta de alteração com a indicação, de retirar o “online” e passar a ter “formatos a definir pela Junta Central”. Esta proposta foi aprovada pela maioria, encerrando assim este primeiro dia de conselho nacional de representantes.

Texto: Susana Micaela Santos.

Fotografias: António Rendeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.