101 anos de Escutismo Católico em Portugal!

Hoje, 27 de maio, o CNE comemora 101 anos de existência. Relembra aqui os momentos mais marcantes da fundação da nossa Associação!

Maio de 1922

O Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e o Dr. Avelino Gonçalves foram a Roma por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional e lá assistiram a um desfile de 20 000 escuteiros, que os impressionou.

 

24 de maio 1923

D. Manuel Vieira de Matos e o Dr. Avelino Gonçalves reunem-se com uma equipa de 11 pessoas para estudarem a possibilidade da criação de um grupo de Scouts Católicos em Portugal.

 

27 de maio de 1923

Os estatutos do Corpo de Scouts Católicos Portugueses são aprovados pelo Governador Civil de Braga, marcando oficialmente a fundação do nosso Movimento em Portugal.

 

26 de novembro de 1923

O Corpo de Scouts Católicos Portugueses adquire legalidade e personalidade jurídica ao ser confirmado pela portaria nº 3824 do Ministério do Interior e Direcção Geral de Segurança.

 

26 de maio de 1924

É publicado o decreto-lei n° 9729, confirmando a aprovação dos estatutos e alargando o Movimento de escutismo católico em Portugal a todo o território. 

 

Janeiro de 1925

Dá-se a primeira reunião da Junta Nacional, em Braga, que contou com a presença de D. Manuel Vieira de Matos (Diretor Geral), D. José Maria de Queirós e Lencastre (Comissário Nacional), Dr. Avelino Gonçalves (Inspector-Mór), Cap. Graciliano Reis S. Marques (1.° Vogal) e Álvaro Benjamim Coutinho (2.° Vogal).

 

Fevereiro de 1925

Sai o 1º número do jornal “Flor de Lis”, para acompanhar a expansão do Movimento a todo o território. Em janeiro de 1945, passar-se-ia a apresentar enquanto revista, formato que mantém até hoje.

 

28 de fevereiro de 1925

Com o decreto nº 10589, o Diário de Governo ratifica a aprovação dos estatutos do CNS (Corpo Nacional de Scouts), documento assinado por Manuel Teixeira Gomes (Presidente do Ministério) e Helder Armando dos Santos Ribeiro (Ministro da Guerra).

 

1926

São criadas e aprovadas as Juntas Regionais de Portalegre, Açores, Coimbra, Lisboa e Núcleo do Porto, que vieram juntar-se à de Leiria, criada no ano anterior.

 

Agosto de 1926

Realiza-se o 1º Acampamento Nacional em Aljubarrota. 

 

1927

Surgem as Juntas Regionais da Guarda, Viseu e Madeira e os Núcleos da Régua, Coimbra e Aveiro.

 

2 de maio de 1929

O CNS é admitido no Bureau Mundial do Escutismo.



Contando com mais de um século de História, o nosso Movimento Escutista em Portugal já viu crescer inúmeras gerações de crianças e jovens, com o apoio fundamental de também inúmeras gerações de adultos voluntários. Parabéns ao CNE!

Texto: Catarina Valada.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.