
Vem fazer voluntariado internacional na Irlanda!
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Foram integrados novos museus na Rede de Museus Escutistas de Portugal: o Museu Carlos Simões da Silva, o Museu Escutista Padre Rodrigo Ferreira e o Museu da Memória de Montariol.
Durante a manhã do dia 19 de maio, no Centro Nacional Escutista de Fátima (CNEF), teve lugar uma reunião dinamizada pelo Centro de Documentação Escutista (CDE), que contou com representantes do Museu Carlos Simões da Silva (Agrupamento 44 Tomar), do Museu Escutista Padre Rodrigo Ferreira (Agrupamento 694 Margaride), do Museu da Memória de Montariol (Agrupamento 660 Montariol), além do Museu do CNE, bem como membros das equipas que já começaram os trabalhos para a constituição do museu da Região de Santarém e do museu da Região do Porto.
Este encontro teve como objetivo principal a formação, instalação e a concessão de acessos dedicados à plataforma ArqScouts, a base de dados digital com o acervo de peças e documentação do Centro de Documentação Escutista, aos museus que pertencem ao CNE, dando desta forma a cada museu total autonomia para partilharem com todos os escuteiros as suas coleções.
Desde o momento da fundação da Rede de Museus Escutistas de Portugal (RMEP) que ficou em aberto a possibilidade da entrada de novos espaços que se dediquem a cuidar da história e memória do nosso Movimento. Nesse sentido, e tendo o Museu Carlos Simões da Silva e o Museu Escutista Padre Rodrigo Ferreira organizado os primeiros colóquios de museologia escutista, e estando o Museu da Memória de Montariol a coorganizar o próximo, fez todo o sentido aos membros fundadores da RMEP a sua integração nesta rede.
Fundada em 2018, a Rede de Museus Escutistas de Portugal conta atualmente com 7 museus, cujos espaços são visitáveis mediante marcação:
Texto: Centro de Documentação Escutista (CDE).
Fotos: Rede de Museus Escutistas de Portugal.
Larch Hill está à procura de cinco voluntários para a temporada de verão (2 de junho a 29 de agosto)!
Nos dias 10 e 11 de maio, o Centro Nacional de Atividades Escutistas de Idanha-a-Nova irá receber o I Encontro Caminho Ibérico, uma iniciativa conjunta entre o CNE e a associação espanhola Movimiento Scout Católico (MSC).
O Centro Nacional de Atividades Escutistas, em Idanha-a-Nova, será o ponto de encontro para escuteiros ibéricos entre 10 e 11 de maio para trabalharem o tema da proteção de crianças e jovens.
Decorreu entre 9 e 12 de março um encontro de Assistentes e Animadores Espirituais na Eslováquia promovido pela região europeia da CICE e CICG.
© 2022 escutismo.pt Desenvolvido por Brand by Difference