O Agr. 36 da Marinha Grande, da Região de Leiria-Fátima, foi o grande anfitrião desta atividade, uma vez que vai acolher a Estação Nacional do JOTA-JOTI 2024 no terceiro fim de semana de outubro. Nesta atividade, participaram 12 agrupamentos, 7 deles localizados nos Açores, provenientes de um total de 7 regiões do CNE: Açores, Aveiro, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Santarém e Setúbal. Incluiu escuteiros terrestres, marítimos e do ar e contou também com a participação da FNA, que é sempre uma presença muito importante nestas atividades.
Foi a partir de vários pontos do país que dezenas de escuteiros tiveram a oportunidade de desenvolver competências técnicas e pedagógicas e de comunicar uns com os outros. A propagação não permitiu muitos contactos via rádio, mas puderam aprender procedimentos e regras, bem como entender as condições técnicas necessárias para que o JOTA-JOTI seja um sucesso!
As duas videochamadas nacionais, que ocorreram às 11h e 16h do dia 25 e decorreram durante cerca de 30 minutos, foram um ponto alto deste dia. Partilharam canções, experiências, detalhes das suas dinâmicas locais e ainda houve ligação a Aveiro, onde decorriam as comemorações do 101º Aniversário do CNE.
Pela internet, através do Scoutlink, houve também muitos contactos divertidos, onde puderam dar continuidade aos temas que surgiram através das outras formas de comunicação. Não há distância que separe quem está ligado pelo mesmo ideal e até pelo Minecraft puderam aprender como falar e participar em desafios que serão lançados pela WOSM durante o fim de semana do JOTA-JOTI.
Na Base Nacional do Field Day 2024, na Marinha Grande, estiveram presentes cerca de 80 escuteiros! Foi com muita alegria, interesse e boa disposição, que realizaram vários ateliers abordando temáticas diferentes e muito divertidas! Para além dos ateliers de rádio, internet, Minecraft e videochamadas, os escuteiros puderam elaborar Cartões QSL, que são cartões de confirmação de contacto via rádio e que posteriormente costumam ser enviados pelo correio às estações de rádio contactadas. Jogaram à Batalha Naval com PMRs e aprofundaram os seus conhecimentos de Morse e Homógrafo, entre muitas outras coisas!
Foi um dia repleto de novas experiências e aprendizagens, que já deixa saudades. Acima de tudo, ficamos todos com vontade de repetir, fazer mais e melhor e participar no JOTA-JOTI no fim de semana de 18 a 20 de outubro. Nessa data, estaremos ligados ao mundo inteiro e não haverá limite para esta vivência global e abrangente.
O radioescutismo está cada vez mais enraizado nas crianças e jovens e atrai cada vez mais escuteiros a participar nas iniciativas do DNR, o que para nós é um imenso motivo de alegria e motivação.
Vemo-nos nos JOTA-JOTI!