Este verão, faz Caminhadas em segurança!

Nesta época de grandes acampamentos de Verão, os raids e os hikes não podem faltar. Deixamos-te aqui algumas dicas de cuidados a ter em caminhadas, que são transversais ao Verão e ao Inverno.

Primeiro, deves estudar bem o percurso e prever as dificuldades que poderás ter. Escolhe o percurso tendo em conta as capacidades físicas e técnicas do grupo, para que ninguém seja deixado para trás. Lembra-te também que as condições climatéricas afetam o percurso: verifica sempre as previsões meteorológicas antes de uma caminhada. Um terreno rochoso fica escorregadio em dias de chuva e um caminho sem sombras é de evitar quando faz muito calor, por isso deves sempre planear um percurso principal e um alternativo. Além disso, se estiver previsto trovejar, não deves levar contigo objetos de metal.

Antes de partires, certifica-te que o teu telemóvel funciona e que tem bateria suficiente: podem surgir emergências e queres estar contactável. Leva contigo uma lista de contactos de todos os elementos e das autoridades locais e não te esqueças que as deves informar da tua atividade, comunicando as horas em que irá decorrer, local, participantes e as suas idades. Na caminhada, deves sempre usar colete refletor e respeitar as regras de circulação.

O material que levas deve estar adaptado à atividade e não te esqueças de fazer uma verificação antes da mesma começar. Transporta na tua mochila apenas o material necessário, para evitar que carregues excesso de peso, e usa sapatos ou botas com solas antiderrapantes. O que vestes deve estar adequado às condições climatéricas, mas não te esqueças que a meteorologia é imprevisível. Se a caminhada for de dia, usa boné e coloca protetor solar, mesmo que seja Inverno. 

Se vires água pelo caminho, mesmo que esta pareça limpa, não a consumas, pois pode estar contaminada. Leva contigo água mas não a bebas demasiado rapidamente. Leva também alimentos leves, açucarados e/ou ricos em sal.

Texto: Catarina Valada.

Fonte: Departamento Nacional de Proteção Civil.

Imagem: CNE.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor recarregue a página.

Website protegido por reCAPTCHA. Aplica-se a Política de Privacidade e os Termos de Serviço da Google.