
Grupo de Lisboa reúne em Genebra para o Encontro Anual
O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.
Durante 12 dias, 300 Caminheiros juntaram-se a Rovers de toda a Europa e invadiram terras norueguesas sob o mote “A Norte do Comum”. Desde subidas a picos montanhosos, a canoagem por lagos cristalinos, a Noruega provou ser um excelente palco para se fazer escutismo.
A 7ª edição do Roverway, que decorreu na Noruega entre 22 de julho e 1 de agosto, terminou na passada quinta-feira. Como é formato habitual do Roverway, os primeiros 5 dias foram passados nas chamadas rotas, pequenos grupos internacionais espalhados por todo o país (e alguns até na Dinamarca e na Suécia). Cada rota tinha uma programação específica, algumas com cariz mais físico, outras mais sociais e culturais. É nesta fase que a partilha de experiências e formas de viver o escutismo flui de forma mais natural, havendo muito espaço para a partilha de gritos, dinâmicas e gastronomias.
Após esta primeira aventura, os mais de 5000 participantes juntaram-se num campo central em Stavanger, mesmo à beirinha do fiorde, onde o pôr do sol era um espetáculo a saborear diariamente. Se por um lado as rotas estimulam o tal contacto direto com escuteiros de outras nacionalidades, o campo central dá-nos essencialmente o arrepio de nos perdermos no meio de um mar de lenços e sentirmos que pertencemos efetivamente a um movimento tão maior do que nós.
Ainda assim, uma atividade internacional não vem sem os seus desafios e, na tentativa de criar um acampamento que satisfaça e respeite participantes de origens e contextos tão diferentes, os participantes deparam-se com um equilíbrio delicado que pode não corresponder às vivências escutistas que procuramos fomentar na nossa associação. Acima de tudo, estes acampamentos expandem os nossos limites, ensinam-nos tolerância e respeito por outras formas de estar e, muitas vezes, ensinam-nos a valorizar e promover mais ainda a essência do escutismo que fazemos na nossa casa.
Texto: CMT do Roverway 2024.
Fotos: Participantes portugueses do Roverway 2024.

O Grupo de Lisboa (Gdl) volta a reunir-se de 17 a 19 de abril, em Genébra (Suíça) e está a aceitar candidaturas para caminheiros, candidatos a dirigentes e dirigentes.

Entre os dias 6 e 13 de novembro, Catarina Almeida e Erico Virgy, membros da Equipa Nacional das Relações Externas do CNE, representaram o CNE na 11ª Assembleia Geral da World Scout Parliamentary Union (WSPU), realizada pela primeira vez em África, na cidade de Nairobi.

De 13 a 18 de novembro, Corinto, na Grécia, acolheu mais de 180 escuteiros e guias de toda a Europa para o Academy 2025, uma semana marcada pela aprendizagem, pelo encontro entre culturas e pela partilha genuína que continua a mover o Escutismo e o Guidismo além-fronteiras.

Pelos dias 27 a 30 de novembro decorreu na cidade do Mónaco o Conselho da Região Europa-Mediterrâneo da Conferência Internacional Católica do Escutismo (CICE). Esta reunião decorre num local diferente a cada 3 anos e é o principal momento de reavaliação de estratégias da CICE para a região.