Ao final do dia 26, dois autocarros rumaram à Suíça, sob o notório entusiasmo dos escuteiros do 752, e, largas horas de viagem depois, chegaram à cidade francesa de Lourdes, onde passaram o dia a descobrir a sua história e a do seu santuário.
Foi já no dia 28 de julho que Kandersteg e o KISC tiveram o privilégio de receber a comitiva portuguesa e tudo o que esta tinha para oferecer. Os três dias que se seguiram foram vividos em secção e repletos de grandes emoções, entre visitas a fábricas de chocolate e queijo, hikes até aos 2500 metros de altitude pelas montanhas envolventes, atividades de arborismo, mergulhos no lago alpino Oeschinensee, passeios que incluíram observação de ursos na capital Berna, momentos de team building, rafting no rio Lütschine, e momentos de reflexão com tochas na mão.
Bundesfeiertag! Ou, em bom português, Dia da Suíça. Este dia é celebrado por todo o país a 1 de agosto e conta com diversas festividades: fogueiras, desfiles e fogo de artifício. O KISC não deixou esta data passar despercebida e organizou atividades especiais que nos deixaram maravilhados: danças matinais com escuteiros de todo o mundo; “carnaval mundial”, onde pudemos conhecer melhor a cultura dos outros países em campo e dar a conhecer a nossa (tremoços e queijadas de Sintra são sempre bem-vindos nestas situações!); churrasco para o jantar; desfile desde o campo até à aldeia de Kandersteg, no qual o objetivo comum pareceu ser o de enaltecer o seu país, cantando por ele o mais alto possível – não era uma competição, mas se fosse, o caneco seria certamente nosso!
Na hora de regressar a casa, o agrupamento decidiu fazer uma paragem para aproveitar a capital da catalã, Barcelona. Calor, praia, história e beleza podem ser algumas das palavras usadas para descrever esta visita-relâmpago.
No fim de contas, o saldo é bastante positivo porque, ao que perdemos de noites bem dormidas, somamos as experiências inesquecíveis, mochilas cheias de lenços e distintivos trocados com escuteiros de outras nacionalidades, momentos repletos de alegria e felicidade, histórias para contar, novas amizades, e, acima de tudo, uma família escutista mais unida e forte.
Este pequeno-grande sonho do 752 pode ter chegado ao fim, mas o grande sonho de Baden-Powell continua bem vivo no coração do agrupamento, que se está já a preparar para celebrar os seus 40 anos. Que venham os próximos 40 e as próximas aventuras!
Se queres ver as notícias do teu Agrupamento no site da Flor de Lis, envia-nos a reportagem e fotografias das tuas atividades para o e-mail geral@flordelis.pt. Contamos com a tua colaboração!